Infopedagogica – Informações Pedagógicas

A mediação na aprendizagem

A mediação na aprendizagem

Você já ouviu falar em mediação na aprendizagem? Em sua lida diária como professor ou professora, certamente já percebeu a complexidade que é o ato de ensinar.

Não trata apenas de transferir conhecimento de uma pessoa para outra, de passar uma informação de mão em mão. A questão vai além disso.

Uma informação passada de qualquer maneira não contribuirá para a absorção do conhecimento. É por essa razão que a cada dia estão sendo buscadas mais ferramentas que auxiliem nessa tarefa.

E felizmente o que temos visto é a criação de ferramentas pedagógicas que ultrapassaram as práticas mais tradicionais e antigas de educação.

Uma dessas ferramentas importantíssimas para atualidade é, sem dúvida, a mediação na aprendizagem.

No artigo de hoje, vamos entender melhor esse conceito, verificar a sua importância e como ele é aplicado na educação atual.

A importância da mediação na aprendizagem

A mediação na aprendizagem, caracterizada por uma interação melhorada entre o professor e o discente, permite potencializar a capacidade de aprendizagem do estudante.

Observe que agora temos o foco na pessoa do aluno, e não somente no conteúdo. É isso que se destaca de antigamente, pois o ensino era voltado preocupado com o conteúdo.

Desse modo, focamos na inteligência do discente e na sua capacidade de autonomia que, ao ser incentivado, caminhará por si só no futuro.

Entendendo melhor o que é a mediação na aprendizagem

Compreendida a importância da mediação para o desenvolvimento do estudante, podemos então entender a mediação na aprendizagem como uma condução em que o professor executa com o aluno no processo de aprendizagem.

E como isso é feito?

O professor irá induzir o estudante a refletir sobre as questões, a desenvolver a arte do pensamento de modo que encontre soluções. Isso quer dizer que o professor não lhe dará as respostas já mastigadas.

Para tanto, o trabalho do professor como mediador é incentivar o aluno a discutir, a questionar e a criar problemáticas ao tempo em que possa buscar soluções.

A mediação acontece somente quando o experimento da aprendizagem se renova. Isso quer dizer que as práticas pedagógicas mais antigas em que tornava o discente um mero observador passivo, devem ser superadas.

Na mediação, tanto o professor quanto o aluno são agentes ativos, eles são protagonistas no processo.

A pedagogia ativa

É importante destacar a necessidade de professor e alunos se tornarem protagonistas ao mesmo tempo no processo de ensino-aprendizagem. É o que chamamos de pedagogia ativa.

O educador não entregará as respostas prontas, mas ele deve incentivar o aluno a encontrar essas respostas.

E, para tanto, deverá utilizar da criatividade, fazer uso de estratégias que ajudam na assimilação do conteúdo por parte do estudante.

O professor deverá questionar o que é adequado questionar e estimular os discentes a se tornarem ativos pensando, problematizando e buscando as soluções.

Os elementos de uma mediação

Três elementos são importantes do processo de mediação na aprendizagem. São eles:

1. Intenção e reciprocidade;
2. Transcendência;
3. Mediação do significado.

O primeiro refere à intenção do professor em comunicar conhecimento. Logo, ele deve incentivar o aluno a ter a intenção de aprender, e quando isso é atingido, tem-se então a reciprocidade.

O segundo elemento refere ao conhecimento adquirido. Este poderá ser aplicado em situações diferentes, o que mostra que o aluno compreendeu a essência do conhecimento que adquiriu.

O terceiro e último elemento é a mediação do significado. Esse conceito é muito parecido com o que entendemos do segundo elemento. Aqui, a ideia é que o professor ajude o discente a fazer interconexões de informações.

Conclusão

A mediação na aprendizagem é uma prática pedagógica atual. Ela consiste em tornar professor e alunos protagonistas no processo de ensino.

Essa prática é composta de três elementos, sendo eles referente a intenção em trocar informação havendo aí a reciprocidade, e o estímulo a fazer interconexões de modo a aplicar conhecimento nas diferentes situações da vida.

Você professor ou professora deverá procurar colocar em prática a da mediação na aprendizagem. Os resultados serão fantásticos!

Conheça mais sobre mediação da aprendizagem no link https://cdcp.com.br/

Leia muito mais sobre educação no Infopedagógica

Leia muito mais sobre educação no Blog Educação, Ferramentas pedagógicas e no Saiba mais educação.

Leia também sobre: