Aprendizagem Colaborativa e Mapas Conceituais

0
933
Aprendizagem Colaborativa
Fonte da imagem: canva.com

A Aprendizagem colaborativa é um método de ensino diferente. Ele é baseado na interação e na participação dos alunos nas aulas de maneira ativa, visando a aquisição de conhecimento. O método busca realizar a troca de experiências, além de proporcionar aos alunos o cooperativismo e vontade de buscar o aprendizado, colocando-os como protagonistas.

Desse modo, o professor fica responsável por unir os alunos em grupos e de conduzir todo o processo. É um modo de deixar com que os estudantes exercitem o pensamento crítico e a comunicação, ao invés de apresentá-los respostas prontas.

O mapa conceitual é uma técnica e método de ensino a partir de estruturas gráficas. Com elas é possível formar diagramas e representar o conhecimento e o assunto abordado em sala. Ele pode ser utilizado para criar representações de uma pessoa, desse modo, é uma maneira de alguém passar o conhecimento, seja pelo método convencional, o papel, ou pelo computador.

Pedagogia da Pesquisa

A pedagogia da pesquisa, também utilizada para perguntas e problematizações, representa a fonte das recomendações educacionais do professor Paulo Freire. O mesmo possui uma obra em que esse método de ensino está presente de maneira detalhada. A aquisição de conhecimento e todo o processo de aprendizado é realizado por meio da criação de problemas em torno do que está sendo pesquisado.

Avaliação da Aprendizagem

É um dos métodos que os professores utilizam para identificar a aquisição e fixação dos conteúdos nos alunos. Tradicionalmente, as escolas utilizam as provas, porém elas adicionam aos alunos uma grande pressão.

Leia mais: Descubra a plataforma Plickers

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui