As 10 competências da BNCC

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dois lápis no fundo amarelo
Fonte da imagem: pexels.com e Infopedagógica|Conteúdo

As competências

De acordo com o MEC, as competências da BNCC são um conhecimento de mobilização, habilidades (práticas e cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver exigências complexas da vida diária, da cidadania e do trabalho mundial.

A BNCC estabeleceu 10 competências que apoiam a educação para que ela possa ser padronizada em todas as séries e áreas de conhecimento.

Cada componente e área de currículo tem suas próprias competências. Eles então se tornam disciplinas e os objetos de conhecimento e habilidades que se destinam a servir.

Veja abaixo as competências:

1.Conhecimento

Utilizar o conhecimento histórico, físico, digital e social para compreender a realidade e continuar a aprender.

2.Pensamento científico, crítico e criativo

A capacidade de usar a pensamento científico, uma abordagem científica que inclui reflexão e análise crítica para encontrar causas e testar hipóteses para formular soluções.

3.Repertório cultural

Para desenvolver a capacidade de valorizar, apreciar e desfrutar de várias expressões culturais, tanto locais quanto internacionais, e também para participar de diversas formas de produção artístico-cultural, você deve ter um senso estético.

4.Comunicação

Para comunicar, compartilhar e criar significados em vários contextos, incluindo verbal (oral ou escrito), e/ou verbal-visual (como uma Libras), você precisará ter conhecimento de linguagens multimodais, artísticas e matemáticas.

 5.Cultura digital

Ser capaz de usar e compreender a tecnologia digital de informação e comunicação de forma crítica, significativa e ética em diferentes práticas sociais (incluindo escolas) para comunicar, acessar e disseminar conhecimento, resolver problemas, exercer liderança, autoria e fornecer apoio na vida pessoal e grupal.

6.Trabalho e projeto de vida

Respeitar a diversidade de conhecimentos, experiências culturais e os conhecimentos e experiências que lhes permitem compreender e fazer escolhas em linha com sua cidadania e projeto de vida.

7.Argumentação

Usar fatos, dados, informações e evidências para apoiar ou refutar ideias, opiniões e decisões comuns que promovam, respeitar e defender os direitos humanos, autocuidado e consciência social.

8.Autoconhecimento e autocuidado

Ser capaz de compreender e apreciar a si mesmo e cuidar de seu bem-estar emocional e físico. Compreender-se na diversidade humana, reconhecer suas emoções e ser capaz de lidar com elas.

9.Empatia e cooperação

Demonstrar empatia, diálogo e resolução de conflitos; apoiar e respeitar os direitos e direitos dos outros e os direitos humanos; e abraçar e valorizar a diversidade, incluindo as identidades, culturas e potenciais de indivíduos e grupos sem preconceitos.

10.Responsabilidade e cidadania

Agir coletiva e pessoalmente com autonomia, flexibilidade de responsabilidade, resiliência, determinação e independência.

Como as competências influenciam as tomadas de decisão do estudante para a vida?

As competências da BNCC ajudam os estudantes a estarem conscientes das consequências de suas escolhas em suas vidas e na sociedade. Eles também aprendem a identificar e experimentar os valores importantes que podem trazer à sua comunidade.

Isto lhes permite assumir a responsabilidade por suas ações e planos, e determinar individual e coletivamente o melhor curso de ação, tendo em mente as consequências gerais.

Além disso, os estudantes aprendem a examinar situações concretas nas quais emoções, frustrações ou ações podem impactar o contexto e a identificar e analisar maneiras de melhorar.

BNCC e o professor

É evidente de muitas maneiras que a intenção é tornar a sociedade mais justa. Vemos isso através da inclusão de educação de qualidade e outros elementos que promovem os valores compartilhados pelos estudantes, tais como as habilidades de desenvolvimento tanto prático quanto emocional.

Para implementar as competências da BNCC, incluindo todo o seu significado social, é importante planejar e pensar em atividades que estejam alinhadas com o currículo da escola.

Para colocar o aluno no centro de seu ensino, o professor assume uma postura reflexiva. Os professores também devem estar familiarizados com as ferramentas tecnológicas para que possam ser usados com segurança e eficácia no dia a dia de sua escola.

Os gerentes devem ser capazes de monitorar e apoiar este processo. Eles também devem investir na formação de professores para ajudar os professores durante este período de transição. Como a normativa exige que todos trabalhem em conjunto, a responsabilidade de alcançar os resultados desejados é compartilhada.

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