Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Educreations: saiba tudo sobre essa plataforma de aprendizado

Os aplicativos podem ajudar nas operações diárias de uma escola. Além dos aplicativos educacionais que podem ser recomendados aos alunos para estudo, há também aplicativos que facilitam a comunicação entre pais e alunos e enviam dicas educacionais.

Como resultado, é fundamental que os educadores os conheçam para que possam recomendá-los aos pais e transformar a tecnologia em um aliado no relacionamento escola-família.

Neste post, mostraremos tudo sobre o Educreations, o que é, como funciona e outros pontos relacionados.

Boa leitura!

 

O que é o Educreations?

O Educreations é um aplicativo para iPad e Internet que permite criar e compartilhar apresentações em vídeo baseadas nas nuvens.

E, o mini aulas podem ser exibidas em telas interativas, tornando simples para professores e alunos a apresentação de informações sobre elas.

Você também pode usar o aplicativo para adicionar imagens, escrever e desenhar sobre elas, e adicionar áudio. O número de slides em uma apresentação não tem limite. Os usuários podem salvar, categorizar e compartilhar suas criações no final do processo.

 

Como funciona o Educreations?

Como estudante ou professor, você pode criar uma conta no Educreations. Você pode registrar-se em sua escola durante este processo se sua instituição tiver uma conta no Educreations https://www.educreations.com.

Um ícone “+” aparecerá no site ou no aplicativo, permitindo que você crie uma nova aula. Ao clicar nisto, o quadro branco será aberto e uma gravação de voz será iniciada.

Desenhe em seu quadro branco, use seu rolo de câmera para arrastar e soltar imagens, e narre em tempo real.

Há um botão “Feito” no canto superior esquerdo da tela quando você estiver terminado. Ele lhe dará a opção de salvar ou reiniciar sua aula.

Aliás, visite o site do Educreations para mais informações.

 

Onde encontrar?

O Educreations é um quadro branco digital que permite que você use seu iPad para criar aulas interativas.

Você também pode usá-lo para fazer diagramas, comentários, animações e gravações de voz com fotos, textos e gravações de voz. Ele também permite compartilhar os materiais que você criou e salvá-los no Dropbox ou no Google Drive.

É considerado como uma das ferramentas mais úteis na Educreations tecnológica, e a versão básica é gratuita; entretanto, está disponível apenas na Apple Store para iOS.

 

Relação com sala de aula e educação

Os métodos tradicionais de ensino foram remodelados pelo uso da tecnologia na sala de aula, o que empurrou os professores para fora de suas zonas de conforto na busca de um maior envolvimento dos alunos.

Como resultado, ferramentas que antes eram vistas com ceticismo pelos educadores, tais como smartphones, tablets e notebooks, evoluíram para poderosos aliados educacionais.

Há uma série de vantagens no uso da tecnologia na sala de aula. Entre elas estão:

  • Ajudar no desenvolvimento de um planejamento escolar mais eficiente;
  • Otimizar a criação de planos de aula – bimestrais, semestrais e anuais;
  • Possibilitar a preparação e geração de relatórios de aprendizagem individuais e em sala de aula.

Aproveitando estes benefícios, o professor tem acesso a dados que permitem uma análise mais completa do desempenho da classe.

Como resultado, ele pode avaliar os pontos fortes e fracos de cada aluno em relação à compreensão do conteúdo ensinado, e então propor novas estratégias tais como ajudar os alunos a compreender questões mais complexas, despertando a atenção e aumentando a participação e integração entre o professor e outros colegas – para ajudá-los a compreender questões mais complexas.

Para atingir este modelo de ensino esperado, os educadores devem investir continuamente em cursos de treinamento e se manter atualizados.

Eles serão capazes de contribuir com a escola como um todo, trazendo conhecimento, informações e recursos inovadores, bem como auxiliando em sua utilização de acordo com a faixa etária e o nível de aprendizagem de cada turma.

 

Benefícios do Educreation

  1. A comunicação entre a escola, os pais e os alunos é melhorada

A melhoria da comunicação entre a instituição, pais e alunos é um dos principais benefícios de uma aplicação escolar.

Ela garante que as informações mais importantes cheguem aos públicos pretendidos o mais rápido possível, reduzindo as inadequações.

Embora métodos tradicionais de comunicação como agendas com notas, anotações e circulares ainda possam ser utilizados, as novas tecnologias oferecem oportunidades para melhorar este processo. As mensagens podem ser enviadas através de um aplicativo, facilitando a vida dos responsáveis e oferecendo mais opções de contato.

 

  1. Tornar mais fácil o monitoramento do desempenho do estudante

Os pais que querem manter um olho no desenvolvimento de seus filhos devem acompanhar as atividades de seus alunos. É possível verificar notas, atividades concluídas, frequências às aulas, incidentes e outras informações relevantes usando o aplicativo do aluno.

O aplicativo é uma forma de os pais monitorarem seus filhos de maneira simples, sem ter que entrar em contato com os professores e perguntar-lhes como seus filhos estão se saindo.

Como resultado, as famílias podem se sentir mais seguras sobre as atividades que acontecem durante o horário escolar e sobre o desempenho de seus filhos.

 

  1. Facilita o controle dos pagamentos

Outra vantagem de utilizar uma aplicação escolar é a geração de contas e sua transmissão virtual aos pais.

Como resultado, avisos de vencimento de boleto bancário ou lembretes de que o boleto ainda não foi pago podem ser enviados, ajudando a melhorar o controle de pagamento, reduzir a negligência e facilitar a vida dos responsáveis.

Além disso, são possíveis consultas ao setor financeiro, proporcionando um canal para resolver problemas de pagamento ou outras questões pendentes. A pessoa responsável pode usar o aplicativo para fazer perguntas e gerar contas e planos a qualquer hora do dia, e não apenas durante o horário de trabalho da instituição.

 

  1. Fornece aos estudantes e responsáveis um feedback

O aplicativo dá à comunidade escolar uma linha direta para a instituição. É simples sugerir melhorias no serviço e dar feedback sobre o que está sendo feito desta maneira.

É uma boa estratégia para construir um relacionamento com os alunos e responsáveis ter um canal onde eles possam expressar suas opiniões, reclamações, sugestões e pedidos de esclarecimento.

Além disso, estes dados podem ser usados para identificar áreas em que a escola está ficando aquém das expectativas e para encontrar novas maneiras de melhorar o processo de aprendizagem.

 

  1. Torna a sala de aula mais interessante e dinâmica

As crianças não são tão estimuladas apenas pelas aulas teóricas, pois estão acostumadas a usar dispositivos tecnológicos desde tenra idade.

É como se algo mágico acontecesse quando elas estão diante de um dispositivo tecnológico, e seu foco muda para o aprendizado. O uso da tecnologia na sala de aula permite que os alunos se concentrem no que realmente importa.

 

  1. O Educreation atende a vários tipos de alunos.

A tecnologia é um fator enorme a ser considerado. Ela pode ser usada para incluir estudantes com necessidades especiais, por exemplo.

E, telas de computador e tablets podem ser facilmente adaptadas para crianças com alguma acuidade visual, e periféricos, como um mouse, podem ser projetados de uma maneira especial para ajudar as crianças com limitações motoras a aprender.

A tecnologia na sala de aula é benéfica ao aprendizado dos alunos e deve ser considerada como um dos fatores a serem considerados ao selecionar a melhor escola para seu filho. Afinal, ela estimula as pessoas e ajuda na consolidação da aprendizagem, permitindo uma gama mais ampla de maneiras de aprender.

 

  1. Auxiliar no desenvolvimento do planejamento estratégico

O estabelecimento de um processo de planejamento estratégico bem estruturado – do ponto de vista pedagógico, administrativo e financeiro é um dos aspectos mais importantes para garantir o sucesso da administração da escola.

Como resultado, o software se apresenta como uma alternativa extremamente útil, garantindo maior eficiência em todos os processos, reduzindo a ocorrência de erros e otimizando o tempo, integrando informações e possibilitando uma visão geral dos vários aspectos que compõem o ambiente administrativo da escola.

Dúvidas? Possui alguma informação a acrescentar? Contribua conosco participando nos comentários!

Leia muito mais sobre educação no Blog EducaçãoFerramentas pedagógicas e no Saiba mais educação.

1 Comment
8 de novembro de 2021

Gostei dessa ferramenta. Boa dica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Montessori é um bom método?

A abordagem Montessori se esforça para fomentar um senso de autossuficiência e independências nas crianças, permitindo que elas se encarreguem de sua própria educação. Aliás,

Leia mais »

Conheça o Digipuzzle.net

Está se tornando cada vez mais difícil para os professores despertar o interesse de seus alunos e mantê-los engajados. Muitas escolas se voltaram para recursos

Leia mais »

Sala de aula invertida funciona?

Os avanços tecnológicos trouxeram uma infinidade de recursos e possibilidades para nossa vida diária ao longo dos anos. O processo de ensino e aprendizagem nas

Leia mais »