Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

MindMeister: saiba o que é e aprenda como criar mapas mentais

Se você está envolvido na criação de projetos que se relacionam diretamente com o brainstorming, o MindMeister é a plataforma que você precisa. MindMeister é um gerenciador de ideias que pode ser usado como um aplicativo colaborativo para o desenvolvimento de trabalhos.

Com a opção de planos pagos e gratuitos, o aplicativo MindMeister facilita a vida de quem trabalha exercitando a criatividade, permitindo que você gerencie suas ideias diárias em um mapa como uma árvore genealógica.

Neste artigo completo, você vai entender a fundo as particularidades do MindMeister

Vamos lá?

 

O que é MindMeister?

O MindMeister, uma ferramenta de mapeamento mental online, permite capturar, desenvolver e compartilhar ideias visualmente. Mais de 10.000.000 pessoas já esse premiado editor de mapeamento mental para fazer brainstorming, tomar notas, planejar projetos e outras tarefas criativas.

O MindMeister funciona inteiramente online, portanto você não precisa baixar nenhum arquivo.

Aliás, você pode acessar seus mapas mentais a partir de qualquer navegador, não importa se você está usando Windows OS, Mac OS ou Linux.

 

Como funciona o MindMeister?

Como funciona o MindMeister para criar mapas mentais

Primeiro você precisará se cadastrar com sua conta Google ou Facebook ou com seu endereço de e-mail. Depois disso, você será levado a uma página com todos os 4 planos MindMeister. Clique aqui para acessá-lo https://www.mindmeister.com/pt/ 

Embora o básico seja completamente gratuito e lhe permita criar três mapas mentais com a colaboração de outros em tempo real, o plano pessoa custa USD 2.49.

Para criar um novo mapa mental (no plano gratuito), você deve apagar um mapa já existente uma vez que você atinja o limite. Selecione este plano para começar.

A interface é linda e interessante. Escolha entre uma variedade de modelos com as cores que preferir. A ferramenta também mostra um registro onde pode ver cada mudança no mapa mental.

Ela permite que você minimize as atividades e obtenha uma melhor visão macro. Você também pode maximizar as tarefas para ver cada passo que o levará em direção ao seu objetivo.

Dentro de cada tópico, poderá adicionar cores, ícones e textos, assim como links ou imagens que se referem a ele.

Isto permite criar um mapa mental rico em informações e organizado de forma lógica. O MindMeister facilita a criação de apresentações para as aulas ou para sua empresa.

Com o MindMeister, você pode apresentar um tópico no momento e escolher a ordem, assim, você pode exportar seu mapa mental como uma imagem, PDF, PowerPoint ou Word.

 

Os benefícios dos mapas mentais para os alunos

A ideia por trás da criação de um mapa mental é resumir visualmente um pedaço de conteúdo. Isto pode ser feito usando ícones, palavras-chave e pequenos desenhos. As notas são conectadas com linhas ou flechas. Estes elementos direcionam o olhar e ajudam a construir o raciocínio.

Estes estímulos visuais são usados para ajudar na criação de mapas mentais. Estes mapas interagem com o processo de síntese, comparação e hierarquia. Isto pode tornar o aprendizado em todos os níveis educacionais extremamente agradável.

 

Encoraja o pensamento crítico

Os mapas mentais são úteis no ensino e ajudam os alunos a se lembrarem do material. Esta técnica permite aos estudantes analisar criticamente as informações e dados que estão envolvidos no tópico.

 

Facilita o aprendizado e a retenção de conteúdos difíceis

Os estudantes podem usar o mapa mental para ajudá-los a compreender um conteúdo mais complicado e denso.

Ele permite que você se conecte e crie tópicos em torno de temas específicos.

Dessa forma, o mapa mental deixa claro o que cada aluno está pensando sobre um determinado tema na escola, o que reforça o aprendizado.

 

Melhora do poder de concisão 

Este sistema de organização de informações combina o poder e os benefícios da síntese. Os estudantes poderão usar seus conhecimentos para ainda pensar clara e concisamente sobre diferentes fatos e dados. Um grande benefício é ser capaz de estruturar informações. Ele permite a memorização, além de estimular dúvidas

Mapas da mente são úteis na sala de aula, além de que os mapas podem ser usados para rever as informações que foram abordadas em sala de aula. O professor pode ser capaz de acompanhar o processo e avaliar o nível de aprendizagem dos alunos.

Os mapas mentais também podem ajudar os alunos a entrar em contato com as avaliações. Os alunos podem então criar seus próprios mapas mentais e compartilhar seus pensamentos uns com os outros. Eles podem compartilhar suas experiências e depois usar o material para melhorar seus estudos em casa.

Ferramentas online estão disponíveis para ajudá-lo a criar mapas mentais. O processo pode ser mais envolvente para fixar o conteúdo, e também é mais fácil para uso em sala de aula. Uma folha horizontal de papel pode ser usada, juntamente com canetas e lápis coloridos.

Não deixe de explicar aos alunos a importância de colocar o tema que se tornará a base da folha de trabalho no centro. Peça-lhes então que peçam informações a todos os outros. É importante não esquecer que as informações podem ser divididas em pedaços menores.

Os mapas mentais podem ajudar os alunos a se organizarem e se envolverem mais nas aulas. Este método pode ser trazido para a sala de aula não apenas para ajudar os alunos com um conteúdo específico, mas também para ajudá-los a organizar seus hábitos de estudo.

 

Benefícios do software de mapas mentais online

Benefícios MindMeister para criar mapas mentais

O software MindMeister permite que você conduza sessões de brainstorming online. Isto permite que você receba informações criativas possivelmente de centenas de pessoas.

Todas as mudanças podem ser vistas instantaneamente no mapa mental. Use também as ideias de outras pessoas para inspirá-lo e ajudá-lo a desenvolvê-las.

Aliás, é simples compartilhar seu mapa. Basta enviar um e-mail de convite ou enviar um URL seguro em seu canal preferido. Você pode até colocar mapas mentais online e convidar toda a internet a participar. Estes mapas são chamados de Wiki Maps.

O MindMeister torna possível organizar seus pensamentos sem nenhum incômodo.

Para economizar espaço, você pode adicionar imagens e links ao seu mindmap (mapa mental do MindMeister). Além disso, anote qualquer informação adicional que possa ser útil.

O MindMeister permite que as pessoas comentem e votem nas idéias dos outros. É preciso apenas um clique para ver seus votos.

Você pode acessar seu mapa mental em qualquer lugar e a qualquer momento, mesmo a partir de seu dispositivo móvel.

Isto permite que você participe da sessão de brainstorming online, independentemente de onde você esteja: na cadeira de seu escritório no trabalho, em uma estação de metrô, ou em um parque.

Além disso, a visão do histórico do MindMeister lhe permite rastrear exatamente quem adicionou quais itens e quando.

 

Onde encontrá-lo

O MindMeister permite que você capture visualmente, desenvolva e depois compartilhe seus pensamentos com o mundo através de uma ferramenta de mapa mental online. É um editor premiado de mapeamento mental que tem sido usado por mais de 7 milhões de usuários em todo o mundo.

O software funciona inteiramente online, permitindo aos usuários criar e compartilhar mapas mentais, assim como apresentá-los a partir de seu navegador.

Não há necessidade de baixar ou atualizar manualmente o programa. Todos os mapas são armazenados na nuvem. Eles podem ser acessados através do Chromebook, computadores Windows ou Linux, assim como a partir de dispositivos móveis.

 

Relação com sala de aula e educação

Os mapas mentais podem ser uma das ferramentas de aprendizagem bem úteis, assim, eles têm sido mostrados relevantes para melhorar a compreensão de conceitos complexos pelos estudantes, sua capacidade de tomar notas e sua capacidade de visualizar ideias e conectá-las entre tópicos.

Você pode torná-los ainda mais poderosos ao incluir mapas mentais nas aulas online.

O MindMeister e outras ferramentas colaborativas de mapeamento da mente tornam mais fácil gerar ideias, compartilhá-las e criar apresentações mais poderosas.

É uma ótima maneira para os alunos se comunicarem online, especialmente com aqueles que não interagem tanto em sala de aula.

O que você achou? Gostou do post? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, iremos adorar lhe responder!

Leia muito mais sobre educação no Blog EducaçãoFerramentas pedagógicas e no Saiba mais educação.