Nomes da Educação: José Pacheco

0
80
Sala de aula e frase Nomes da Educação: José Pacheco em primeiro plano
Fonte da imagem: canva.com e Evolua Conteúdos (adaptação)

Quem é José Pacheco? Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Portugal, José Pacheco é o fundador da Escola da Ponte – projeto inovador, que é uma referência no mundo. Foi membro do Conselho Nacional de Educação.

Por contribuir com a busca por uma educação de mais qualidade, ganhou da Presidência da República a Comenda da Ordem da Instrução Pública. Com isso, em 2005, se mudou para o Brasil.

Desde que se mudou para o país, José Pacheco roda o território brasileiro a fim de mobilizar educadores que creem em uma educação democrática que pode transformar.

Imagem de José Pacheco
Fonte da imagem: https://pt.wikipedia.org

O que é a Escola da Ponte?

É uma escola localizada em Portugal, na Cidade do Porto, que foge das características tradicionais. Nessa escola não há divisões por séries e os professores não são responsáveis por uma única disciplina ou por determinadas turmas.

Além disso, também não há provas, testes, aulas e demais ferramentas utilizadas no sistema convencional de ensino.

A Escola da Ponte recebe crianças e adolescentes que possuem histórico de violência e que foram transferidos para outras instituições. Lá, eles definem suas áreas de interesse e realizam projetos de pesquisas.

A escola também atende alunos que vieram de outros países, bem como alunos que apresentam algum tipo de deficiência.

Benefícios e desvantagens da Escola da Ponte

A Escola da Ponte tem como objetivo formar pessoas autônomas, mais cultas e preocupadas com o destino coletivo e construção de uma sociedade melhor.

Nessa escola, os alunos contam com uma diversidade curricular, visto que eles mesmo são responsáveis por montarem a sua grade curricular (que é composta por projetos e não disciplinas) de acordo com os seus interesses e desenvolvimento pessoal.

Os alunos contam com 45 dispositivos, como: jornal, jardim da poesia e outros meios de expressarem suas opiniões.

A desvantagem é que os novos alunos podem levar algum tempo para se habituarem a esse novo modo pedagógico de ensinar e aprender.

Escolas brasileiras que aplicam o método

O projeto de José Pacheco acabou influenciando algumas escolas no Brasil, como é o caso da Escola Amorim Lima, localizada em São Paulo.

Além disso, o método influenciou a criação e desenvolvimento da Rede Gaia Escola.

Leia também aqui no Infopedagógica sobre Método Freinet é bom? Clique no link!

Se você gostou deste artigo “Nomes da Educação: José Pacheco, compartilhe-o com seus amigos!