O que é a aprendizagem baseada em projeto

0
1385
aprendizagem baseada em projeto
aprendizagem baseada em projeto

A aprendizagem baseada em projeto é um tipo de metodologia de ensino ativa. Nela os professores utilizam de atividades em grupo com foco em aumentar o interesse dos alunos por meio de situações que ocorrem na realidade.

Desse modo, os professores utilizam dessas técnicas para aprofundar os conhecimentos dos alunos em algum tema, enquanto ocorre o desenvolvimento de habilidades que no futuro serão importantes, como a comunicação, o pensamento crítico e a cooperação.

A aprendizagem baseada em projeto pode ser o ponto central quando se percebe a necessidade de fortalecer a autonomia e a confiança dos estudantes para desenvolver cidadãos críticos e que participem de maneira ativa. Em tese, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apoia o uso dessas técnicas educacionais. A metodologia desse método de educação busca envolver os alunos em um processo de ensino a partir da procura por soluções reais de problemas relacionados principalmente às suas vivências.

Quais os objetivos da aprendizagem baseada em projeto

Como a aprendizagem baseada em projetos prevê a criação de uma solução para algum desafio formulado pelo professor de algum problema do mundo real, possui como objetivo aumentar o interesse dos alunos nos temas, para exercitarem as habilidades de trabalho em grupo, o pensamento crítico e a comunicação.

Como a aprendizagem baseada em projeto está no Brasil

A aprendizagem baseada em projeto surgiu no século XX, sendo incluída nas escolas do Brasil por meio do Movimento Escola Nova, de Barbosa, Contijo e Santos 2013. É uma pauta focada no princípio da solução de problemas. Todas as escolas podem adotar esse método de ensino, até mesmo em aulas online que se tornaram comum nos últimos tempos. É visto um movimento crescente de escolas que adotam as técnicas de aprendizagem baseada em projeto em todo o país.

Escolas que adotam

Todas as escolas podem adotar a aprendizagem baseada em projetos. Visto que o professor deve pesquisar sobre a técnica, buscar um assunto real que deseja que os alunos trabalhem para ocorrer o desenvolvimento crítico e o aprendizado enquanto buscam a solução do problema.

Leia mais: Educreations: saiba tudo sobre essa plataforma de aprendizado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui