O que é a aprendizagem baseada em times

0
1202
aprendizagem baseada em times
aprendizagem baseada em times

A aprendizagem baseada em times é um método educacional que torna o ambiente de sala de aula mais dinâmico e interessante aos alunos. Com ele o aluno é colocado como protagonista de seu aprendizado. É um modelo de ensino ativo. Os alunos são separados em grupos, reforçando a comunicação, a cooperação e o aprendizado em equipe.

Essa estratégia teve início nos anos 70 nos Estados Unidos sendo criada pelo professor da Universidade de Oklahoma (EUA), Larry Michaelsen. Assim como o próprio nome diz, visa proporcionar a aprendizagem em times. É um modo de incentivar desde os primeiros anos na escola os alunos a trabalharem em equipe, para crescerem compreendendo a importância do trabalho colaborativo.

Quais os objetivos da aprendizagem baseada em times

A aprendizagem baseada em times visa proporcionar um ambiente de sala de aula mais dinâmico, potencializando a interação dos alunos. É um modo de desenvolver competências e habilidades acadêmicas. Os alunos são expostos a um ambiente motivador e cooperativo, em que a comunicação em equipe e a produção é valorizada e desenvolvida.

Desse modo, os alunos passam a sentir maior motivação para participar do ensino e das discussões sobre os temas da aula, tornando um ambiente mais interessante, em que o aprendizado é estimulado.

Como a aprendizagem baseada em times está no Brasil

A aprendizagem baseada em times está sendo aplicada no Brasil há muitos anos, podendo ser vista desde os primeiros anos escolares até as aulas de ensino superior. É um método que retorna aos professores e educadores ótimos resultados de interação entre os alunos, expandindo habilidades de comunicação, senso crítico, de cooperação, entre outras importantes para todas as fases da vida.

Escolas que adotam

É possível observar a adoção do aprendizado em times em diversas escolas pelo país. A técnica é utilizada para agregar conhecimento aos alunos em todas as fases da vida, como em escolas de ensino infantil, fundamental, médio e em faculdades. É uma estratégia de aprendizado importante que engloba não somente o tema a ser discutido, como o desenvolvimento de muitas habilidades aos alunos.

Leia mais: Planboard: sua aula on-line compartilhada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui