O que é construtivismo? Tudo o que você precisa saber! Leia agora. Muito tem sido dito sobre os benefícios do construtivismo na educação para a aprendizagem e o desenvolvimento emocional dos estudantes.
O construtivismo é uma das abordagens pedagógicas mais utilizadas no Brasil, mas para que ele seja verdadeiramente implementado, os administradores escolares devem estar alinhados com seus princípios.
Quer saber mais sobre o construtivismo? Então, prossiga com a leitura e conheça tudo sobre o construtivismo.
O que é construtivismo?
O construtivismo, que foi desenvolvido no início dos anos 20 pelo psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget, acredita que o conhecimento é construído e que, para que isso aconteça, a educação deve criar métodos que incentivem essa construção.
Esta linha de pensamento reconhece que o aprendizado deve ocorrer entre o professor mediador e os alunos, que são indivíduos com informações e conhecimentos que devem ser considerados no contexto escolar.
A relação do construtivismo e Jean Piaget
O construtivismo é uma teoria de aprendizagem na qual o indivíduo (como estudante) participa ativamente de seu próprio aprendizado através de experiências epistemológicas e constantes interações com o ambiente no qual está inserido, tanto filosófica quanto pedagogicamente.
Esta teoria sugere uma maior flexibilidade no ensino, para que o estudante possa aprender através de tentativas e erros, estimulando suas habilidades através da constante interação com o mundo ao seu redor.
Ela foi desenvolvida a partir dos estudos do epistemólogo suíço Jean Piaget (no início dos anos 20) e da pesquisa do professor de literatura bielorrussa Lev Vygotsky.
O construtivismo também promove o uso de autoavaliação e reflexão nos assuntos, em vez do modelo rígido e padronizado de avaliação dos estudantes.
É método?
O construtivismo, estritamente falando, é um método de ensino baseado no trabalho do psicólogo suíço Jean Piaget. Ele propôs que o conhecimento de um indivíduo é adquirido através da interação com o ambiente em que ele vive.
O construtivismo é um método de ensino que reconhece a importância do aluno no processo de aprendizagem. Como resultado, ele deve ser pressionado a ganhar independência, resolver problemas, desenvolver hipóteses e fazer perguntas.
Os alunos são encorajados a interagir uns com os outros e a ter suas próprias experiências desta maneira.
As avaliações são diagnósticas, em outras palavras, elas são projetadas para ajudar os professores a entender melhor os problemas e elaborar estratégias para melhorar o desempenho dos alunos em várias disciplinas.
O construtivismo já é uma das propostas pedagógicas mais populares na educação básica e, como resultado, muitos pais e educadores estão interessados em aprender mais sobre os princípios construtivistas.
Quais outras escolas aplicam além da escola da Ponte em Portugal e escola da Vila em São Paulo.
EMEF Desembargador Amorim Lima – São Paulo (SP)
Desde a chegada da diretora Ana Elisa Siqueira em 1996, a escola passou por muitas lutas e transformações em sua pedagogia e estrutura física, com a participação ativa da comunidade de pais e a colaboração de pesquisadores voluntários.
Eles iniciaram uma grande transformação na pedagogia da escola em 2003, derrubando as paredes das salas de aula e formando grandes salas de aprendizagem.
Segundo os alunos, o principal diferencial da escola é a liberdade e autonomia que eles têm para aprender no seu próprio ritmo e de acordo com seus próprios interesses.
E, professores e alunos estão sempre vivendo juntos e trabalhando em equipe porque não há salas de aula com um professor e alunos em filas de carteiras.
Os conflitos e debates na escola não são ocultos; todos têm ampla oportunidade de expressar suas opiniões e fazer críticas.
Apesar disso, a empatia está no coração das relações de todos na escola, e há muito carinho e respeito.
O surgimento de líderes democráticos entre alunos, pais e professores é bastante natural e eles estão dispostos a liderar iniciativas com o apoio da administração escolar.
Os alunos mostram protagonismo liderando seus próprios processos de aprendizagem e avaliação, participando da administração escolar, criticando livremente e propondo iniciativas.
Toda a administração escolar acontece com a participação ativa de pais e alunos que participam de vários aspectos das operações diárias da escola.
EMEF Acliméa Nascimento – Teresópolis (RJ)
Hoje em dia, a escola atende mais de 250 alunos, a maioria dos quais vem de famílias nas classes D e E. Devido ao contexto social, a escola se concentra na educação integral para crianças e famílias, bem como numa abordagem intersetorial que inclui profissionais e parceiros de várias áreas, como saúde e assistência social.
A escola é uma escola de ensino fundamental em tempo integral no ciclo I (1º ao 5º ano). Foi, inclusive, uma das primeiras escolas do município a implementar o Programa Mais Educação, que incentiva o diálogo entre as diversas oficinas de idiomas e o currículo oficial, resultando em um modelo estratégico para integrar currículos e propostas para atender as necessidades dos alunos e da comunidade.
A proposta pedagógica da escola se baseia nos Projetos de Trabalho, que também definem sua missão: “assegurar um aprendizado de qualidade para todos os alunos através de uma metodologia que promova a formação reflexiva, crítica e autônoma do aluno”.
Aliás, o fato de o currículo ser aberto requer criatividade, curiosidade e pesquisa de alunos e professores, fortalecendo a escola como um espaço de aprendizagem para todos.
Vantagens do construtivismo
O foco será sempre no processo de aprendizagem dos estudantes. Os estudantes estão sempre em busca de maneiras de aumentar sua autonomia para que possam confiar somente em si mesmos.
Como o professor serve como mediador na sala de aula, o relacionamento do professor com os alunos é de harmonia e respeito mútuo, ao invés da tradicional atitude autoritária de que apenas um lado é correto.
A seguir estão alguns dos benefícios do método construtivista de ensino:
- O aluno torna-se um agente em seu processo de aprendizagem e deixa de ser paciente;
- O professor medeia as aulas e não toma uma atitude autoritária;
- Os erros do aluno são problematizados para que ele busque respostas por conta própria;
- As falhas do aluno não são punidas, mas vistas como um trampolim para o aprendizado;
- Os planos de aula são baseados na bagagem cultural dos alunos e no conhecimento prévio.
Atividades construtivistas
As atividades construtivistas são semelhantes àquelas realizadas em escolas tradicionais. A abordagem que os professores fazem a estas atividades faz uma diferença significativa. Na prática, o construtivismo é definido pela forma como os alunos participam.
As salas de aula têm um pequeno número de alunos para que o professor possa monitorar o progresso de cada um. O conhecimento prévio de cada aluno é compartilhado com o professor, permitindo que cada aluno receba uma atenção individualizada. Quando necessário, os construtivistas trabalham com a ideia de intervenção do professor.
A intervenção, por outro lado, não implica imposição. A principal responsabilidade do professor é mediar, motivar, estimular e permitir que a singularidade de cada aluno resplandeça.
Quando cada membro do grupo é capaz de desenvolver e explorar suas habilidades e habilidades, o grupo como um todo se beneficia.
Debates e apresentações orais ou escritas de opinião são centrais para as atividades do método construtivista de ensino.
A busca por temas autônomos é também uma busca por cidadãos críticos com suas próprias perspectivas, capazes de interferir positivamente na sociedade.
Qual o papel do professor no construtivismo?
Para trabalhar de uma perspectiva construtivista, é preciso primeiro entender as concepções de uma criança sobre a linguagem escrita.
A lógica dita que a compreensão de uma criança difere da dos adultos, e é responsabilidade do educador compreender este processo. Simultaneamente, o professor deve lembrar o aluno de suas conquistas antes de formar sua ideia “errada”, a fim de estimular a compreensão do aluno.
A consideração deste educador sobre as adições da criança é extremamente importante e uma característica chave do Construtivismo.
Os professores de alfabetização devem ser capazes de reconhecer e respeitar as criações da criança, vendo-as como construções genuínas que mostram progresso ao invés de erros. Estes são “erros” que podem ser usados para melhorar algo.
Dessa forma, o professor deve apresentar a seus alunos desafios em contextos que eles entendam. Ele precisa incentivar o pensamento crítico, a pesquisa, o debate e a discussão.
Leia também aqui no Infopedagógica sobre Método Freinet é bom?. Clique no link!
Se você gostou do conteúdo “O que é construtivismo? Tudo o que você precisa saber!“, compartilhe-o com seus amigos!
Adorei o texto. Mas muitas escolas enganam se dizendo construtivista. Precisamos ficar atentos e ter conhecimento.
Poderiam colocar quais escolas no Brasil sao realmente construtivistas. Fica a dica.