O que é o Ensino da cultura afro-brasileira e africana

0
996
Ensino da cultura afro-brasileira
Fonte da imagem: canva.com

O Ensino da cultura afro-brasileira e africana é a inclusão de aulas e materiais didáticos no processo de aprendizagem das crianças e adolescente nas escolas brasileiras. Para a compreensão da história e da cultura afro-brasileira e africana em nosso país. É a busca pela valorização dos povos e das identidades étnicas que foram essenciais para a estruturação da sociedade.

Quais são os seus objetivos?

O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, visa a partir de meios para a educação e transferência de conhecimento, buscar o reconhecimento e a valorização dos povos africanos e afro-brasileiros na estruturação da civilização que hoje conhecemos. Além disso, visa passar aos alunos e a todas as pessoas em contato com o ensino os direitos dos cidadãos e como é importante valorizar as raízes africanas em nosso país, assim como as indígenas, europeias e asiáticas que também foram essenciais para construir o que somos.

Como o Ensino da cultura afro-brasileira e africana está no Brasil

O Ensino da cultura afro-brasileira e africana está presente nas escolas do Brasil de maneira obrigatória. Visa que todos possam compreender a importância e a luta dos povos africanos anos atrás para a construção de nossa sociedade. Para, desse modo, instituir a valorização da cultura étnica afro-brasileira.

Quais escolas que adotam

Todas as escolas do Brasil são obrigadas, por meio de leis, a garantir o acesso dos alunos ao Ensino da cultura afro-brasileira e africana, desde o ensino fundamental ao médio.

Leis que amparam 

A Lei de número 10.639/03 foi adicionada à Constituição brasileira em março de 2008, visando incluir de maneira obrigatória o estudo da história e da cultura indígena e africana nas escolas de ensino médio e ensino fundamental de todo o país. Ela ressalta como a cultura negra foi importante para o estabelecimento da nossa sociedade de hoje. Ademais, a história da cultura afro-brasileira sempre foi instituído nos currículos das escolas do país com o tema de escravidão africana.

Leia mais: EDpuzzle: entenda tudo sobre a plataforma

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui