Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O que é Wordwall

No artigo de hoje vamos falar o que é Wordwall. Mas, de antemão podemos adiantar que é uma excelente ferramenta para você potencializar suas aulas.

Sabemos que no mundo digital o qual vivenciamos atualmente, a educação vem passando por uma transformação que requer a utilização de ferramentas pedagógicas de apoio e de acesso online.

O Wordwall é uma dessas ferramentas que atende perfeitamente a diversos critérios e propostas pedagógicas de ensino e aprendizagem.

Acompanhe conosco até o final do artigo e você conhecerá essa plataforma e saberá como utilizá-la em sala de aula, seja online ou presencial.

Vamos entender o que é Wordwall?

Trata-se de uma plataforma online onde você poderá criar atividades personalizadas utilizando o critério de poucas palavras, o que comumente chamamos de gamificação.

A princípio, a plataforma é muito indicada para o aprendizado de idiomas e para a educação infantil. No entanto, vale um pouquinho de criatividade e você conseguirá aplicar também em qualquer modalidade do ensino.

Isso porque é possível criar questionários e enquetes, realizar competições e também criar jogos utilizando palavras. E todos esses recursos podem ser utilizados de forma personalizada e aplicados em suas aulas online ou presencial.

Para acessar Wordwall escolha o Plano gratuito ou o plano pago

O site disponibiliza um plano gratuito e outro pago. O primeiro plano é um pouco limitado, já o segundo abre todas as possibilidades de utilização da plataforma. O preço cobrado não é caro.

No primeiro caso, você terá a possibilidade de criar cinco atividades, podendo editá-las a qualquer momento. Está disponível também modelos e designs muito legais que você poderá utilizá-los gratuitamente.

No plano pago, você terá os mesmos recursos disponibilizados no plano gratuito, e ainda poderá imprimir as suas atividades e levar para a sala de aula.

Como é o funcionamento do Wordwall?

Para acessar a plataforma comece clicando no link oficial http://wordwall.net/pt

Será necessário criar um cadastro, isso informando um e-mail e uma senha. Mas, também é possível você utilizar suas credenciais do Google. Uma vez feito o cadastro, então é só logar na plataforma.

Clique no botão “Iniciar sessão” e comece a criar sua atividade. É importante destacar que você poderá ter acesso a atividades que foram criadas por outras pessoas.

Após a criação, é possível fazer a publicação. Com isso você irá obter um link que poderá postá-lo em seu site, blog, ou perfil nas redes sociais.

Compartilhe suas atividades com seus alunos

Ao clicar no botão “Compartilhar”, você poderá escolher entre a publicação da atividade ou o compartilhamento.

Se você escolher o status público, então outras pessoas que utilizarem a plataforma poderão visualizar e até mesmo editar a sua atividade.

Se optar por compartilhar, então a atividade será enviada para seus alunos. É possível definir se os alunos colocarão ou não seus nomes na atividade, ou se tem um prazo previsto para concluí-la, ou se haverá possibilidade de o aluno fazer novamente a atividade proposta.

Escolher essas opções é interessante para o professor, isso porque poderá verificar:

• Quais alunos desenvolveram a tarefa proposta;
• Quais foram as questões que acertaram e as que erraram;
• Em quanto tempo os alunos desenvolveram a atividade;
• Qual a porcentagem de erros e de acertos.

Caso deseje visualizar essas informações, então clique no item “Meus resultados” que fica localizado na parte superior da plataforma Wordwall.

Conclusão

Você conheceu o que é Wordwall, uma plataforma voltada para professores e alunos ao propiciar a criação de questionários e realizar jogos competitivos entre os discentes.

É excelente para atividades em sala de aula ou extraclasse, isso porque ao criar uma atividade ela poderá ser compartilhada com seus alunos.

E o destaque é que você professor ou professora poderá acompanhar os resultados dessa atividade, verificando quais alunos participaram e como foram os seus rendimentos.

Leia muito mais sobre educação no Infopedagógica

Leia muito mais sobre educação no Blog Educação, Ferramentas pedagógicas e no Saiba mais educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *