Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Qual foi a primeira universidade do Brasil?

A educação começou há milhares de anos, a fim de educar as pessoas. O objetivo era tornar as pessoas mais conhecedoras e mais sábias.
Uma educação universitária é o objetivo para a maioria dos jovens. Ela lhe dá uma base sólida para poder trabalhar no mercado com muito conhecimento e um salário mais atraente.
Mas qual é a universidade mais antiga do Brasil?
Neste post, nossa ideia é falar agora tudo o que você precisa saber sobre a primeira universidade do Brasil e matar essa curiosidade.
Vamos lá?

A história da primeira universidade no Brasil

A Universidade de Manaus (hoje Universidade Federal de Manaus, mas quando foi fundado tinha o nome de Escola Universitária Livre de Manáos) é a universidade mais antiga do Brasil (criada em 1909).
Embora houvesse muitas instituições de ensino superior no Brasil na época, nenhuma delas podia ser considerada universidade, já que para ser uma universidade é preciso ser uma instituição multidisciplinar que oferece educação superior e treinamento profissional de nível superior, pesquisa e extensão.
E, apesar de que o Brasil recebeu sua primeira educação superior em 1808. No entanto, a universidade ainda não havia sido estabelecida. Antes de 1808, não havia ensino superior. Tiradentes tentou com o movimento da inconfidência mineira fazer um tratado em Portugal para estabelecer uma faculdade ou universidade. No entanto, isto falhou.
Uma universidade é definida como uma instituição que possui um número significativo de cursos.
A instituição também deve obedecer a um estatuto. A educação à distância, também conhecida como ensino à distância, foi popularizada no início do século XXI. Isto era especialmente verdade no Brasil.

Qual local foi?

local da primeira universidade brasileira - Manaus - Infopedagógica

Sua sede pode ser encontrada em Manaus, Brasil, que abriga a maior área de floresta urbana do Brasil, e terceiro no mundo com 6,7 quilômetros.
A Universidade Federal do Amazonas possui 109 cursos de graduação, 40 cursos strictu sensu, muitos cursos de latu-sensu, inclusive, há diversos grupos de pesquisa.

Quem criou?

O Primeiro Ciclo da Borracha, que foi quando a Instituição de Ensino Superior de Manaus foi criada, viu a ideia de criá-la. Isto foi em 5 de setembro de 1906. Mais precisamente, em 5 de setembro de 1906. Joaquim Eulálio da Silva Chaves foi o presidente do Clube da Guarda e idealizador da primeira universidade do Brasil.
Sendo que antes de ser universidade foi uma Escola Militar Prática do Amazonas, também conhecida como Escola Prática Militar do Amazonas, era formada por dois cursos de Educação Militar: um preparatório e outro superior. Seis dias depois, a Escola Livre de Instrução Militar do Amazonas foi-lhe concedida.
Em 17 de janeiro de 1909, a escola ampliou seu ensino para outras áreas e recebeu um novo nome: Escola Universitária Livre de Manáos.
De acordo com seu estatuto, ela deveria incluir nove cursos. Ela será dividida em cinco Faculdades.
Em seu início, a Escola Universitária Livre de Manáos permaneceu privada. Ela foi inaugurada em 15 de março de 1910, por Astrolábio Passos.
As aulas dos cursos de Ciências Sociais e Jurídicas, agora conhecidas como Direito -, Odontologia e Levantamento e Ciências e Letras começaram em 6 de abril de 1910, no prédio que era então o Grupo Escolar Saldanha Marinho, na Rua Saldanha Marinho. Está localizado na esquina da Rua Costa Azevedo.
Em seu primeiro ano de funcionamento, havia 156 alunos matriculados. Informações podem ser encontradas no Relatório do Movimento Escolar que foi apresentado pela Astrolábio Passos à Congregação da Escola Universitária Livre de Manáos, no dia 4 de março de 1911. Em 1º de janeiro de 1912, esta instituição formou seus primeiros graduados: dez dentistas, oito farmacêuticos e três agrimensores.

Seu objetivo

Na época, não existiam universidades no Brasil. Havia algumas faculdades na época.
Nesse contexto, entra a Escola Universitária Livre de Manaus que foi fundada em 8 de outubro de 1909 e hoje é considerada a universidade mais antiga do Brasil.
O objetivo da instituição é oferecer educação superior, promover a pesquisa e o estudo em todas as áreas do conhecimento, divulgação científica, técnica e cultural.

Quem entrava?

quem entrava na primeira universidade brasileira - Infopedagogica

Quando falamos em Amazônia isso requer um pensamento complexo. Para entender a população e sua maneira de viver, pensar e sentir, é preciso olhar além de suas características físicas e ambientais.
Esta suposição serve para ser uma antecâmara para a seção. Ela nos ajuda a conceituar nosso objeto, a UFAM.
Como uma instituição capaz de equilibrar as mudanças sociais associadas à complexificação das relações sociais no Amazonas, esta suposição servirá como uma antecâmara.
Como pode ser visto na literatura que estuda a formação social da Amazônia, o período conhecido por “Ciclo da Borracha” registrou um grande desenvolvimento nos campos econômico, cultural e científico no estado. Isto se deveu em parte ao capital estrangeiro que foi aplicado à extração de borracha em Seringais.
À medida que a demanda por mão de obra qualificada se tornou mais urgente, criaram-se instituições e espaços que promovessem o conhecimento, o desenvolvimento intelectual e técnico.
Este movimento foi responsável pela criação de instituições como o Clube da Guarda Nacional em 1906, que viria a dar origem à Escola Militar Prática do Amazonas 2 anos depois, em 1908. Que viria a ser a Escola Universitária Livre de Manaus no ano seguinte.

Personalidades que estudaram

Eduardo Braga

Eduardo Braga é um paraense que nasceu em Belém (estado do Pará) em 6 de dezembro de 1960.
Ele é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Amazonas. Braga é um empresário que atua no mercado de revenda de automóveis.

Vanessa Grazziotin

A Vanessa Grazziotin é formada pela Universidade Federal do Amazonas em Farmácia.
Ela atuou como vereadora de Manaus de 1989 a 1998. Ela foi eleita deputada federal em 1998 e foi reeleita pelos eleitores em 2002 e 2006.
Não apenas isso, ela foi membro do CPI de Medicamentos. Além disso, a Vanessa Grazziotin participou do projeto do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos. Ela também é a primeira farmacêutica brasileira a ocupar um cargo no Senado Federal do Brasil.
Em 2014 ela foi a líder do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Ela concorreu sem sucesso à reeleição para o cargo de senadora nas eleições estaduais do Amazonas de 2018, mas ela terminou em quinto lugar com 11,36%.

Malvino Salvador

O Malvino Salvador é um ator e é mais conhecido por seu papel nas novelas da Globo.
Ele estudou ciências contábeis na UFAM, mas foi modelo em sua juventude.
Além disso, ele apareceu em novelas em seus 28 anos como Tobias de Cabocla (2004).

Negros e mulheres estudaram lá?

A Escola Universitária Livre de Manaus (17 de janeiro de 1909) foi criada pelo Clube da Guarda Nacional do Amazonas (5 de setembro de 1906).
Em seus estatutos, que foram publicados no próximo ano, previa a criação de uma escola prática do exército. O Clube da Guarda foi fundado com os objetivos de incentivar a formação profissional, bem como ajudar a formação das ciências auxiliares na arte da guerra.
A Escola Prática Militar do Amazonas (que era então o objetivo máximo do Clube da Guarda Nacional) só foi criada em 11 de novembro de 1908 em Manaus.
Somente dois cursos foram oferecidos na escola um era preparatório, o outro era superior. Ambos eram para a instrução militar dos oficiais da Guarda Nacional.
Vale destacar nesse contexto que a Escola Prática Militar do Amazonas foi incorporada a Escola Universitária Livre de Manaus e os cursos eram abertos a todos os brasileiros.
O que você achou? Gostou do post? Então compartilhe!

Leia muito mais sobre educação no Infopedagógica

Leia muito mais sobre educação no Blog Educação, Ferramentas pedagógicas e no Saiba mais educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *