Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Sala de aula invertida funciona?

Os avanços tecnológicos trouxeram uma infinidade de recursos e possibilidades para nossa vida diária ao longo dos anos.

O processo de ensino e aprendizagem nas escolas também mudou drasticamente, e combinar tecnologia educacional relevante com métodos alternativos, como a sala de aula virada ao contrário, pode ser uma boa maneira de atender às demandas, hábitos, comportamento e realidade das novas gerações.

Atualmente, é necessário inovar, incorporar tecnologia no plano de aula e transformar as ferramentas tecnológicas mais utilizadas pelos alunos em favor do conteúdo proposto, a fim de atingir altos níveis de envolvimento dos alunos. É neste ponto que a sala de aula invertida emerge como uma alternativa viável.

Continue lendo se quiser saber o que é sala de aula invertida, como funciona e quais benefícios este modelo pode proporcionar na prática.

 

O que é sala de aula invertida?

No modelo tradicional, o professor explica a matéria em aulas expositivas para que os alunos possam fazer seus deveres de casa por conta própria. A sala de aula invertida é o oposto: o aluno primeiro internaliza os conceitos e depois, com a ajuda do professor, discute os conhecimentos e responde a quaisquer perguntas.

 

Como funciona a sala de aula invertida?

A ideia principal é que o aluno aprenda sobre o assunto em casa usando recursos virtuais, e que quando entra na sala de aula, ele já conhece o básico do assunto.

Como resultado, a sala de aula torna-se um local de interação professor-aluno para atividades em grupo e, por exemplo, para responder perguntas sobre um assunto.

virando a sala de aula

O aprendizado e o contato com o conceito sem a supervisão do professor é uma das principais preocupações quando se utiliza esta metodologia. A tutoria digital, por exemplo, é uma ferramenta particularmente útil neste contexto.

Essa função de tutorial digital também ajuda os alunos a aprender em casa, fornecendo tutores que estão disponíveis a qualquer momento, permitindo que os professores se concentrem em sua prática e disponibilidade na sala de aula.

 

Quais são os benefícios?

1.Flexibilidade de ensino

O ensino tradicional tem um grande inconveniente: as atividades pedagógicas são ensinadas com ênfase no grupo e não no indivíduo. As aulas são, portanto, mais detalhadas e visam a cumprir o programa que será avaliado em uma mera avaliação de classificação.

Esta visão de massa está mudando com a sala de aula invertida ao contrário. O conteúdo é entregue através de múltiplos recursos, e o método de ensino se torna mais flexível.

Os alunos trazem seus pensamentos, perguntas e experiências para as discussões, o que muda a atmosfera na sala de aula. Os alunos também podem estudar de acordo com seu ritmo de produtividade.

 

2.Personalização da experiência de aprendizagem

A sala de aula invertida é uma amálgama de várias ações pedagógicas cujo conteúdo chega aos alunos através de várias ferramentas e canais. Esta personalização permite que o ensino-aprendizagem seja personalizado. Isto significa que cada aluno é considerado a fim de poder aprender de forma equilibrada.

Há muitas personalidades em cada sala de aula, o que dificulta o acesso dos professores a todos os alunos. Portanto, é importante considerar as necessidades dos alunos e suas preferências. É por isso que as salas de aula invertidas ao contrário são tão eficazes.

 

3.O desempenho dos alunos é melhorado

A combinação de diferentes atividades pode levar a melhores resultados de aprendizagem: praticar, ensinar, discutir, ler e demonstrar o assunto.

Atividades ativas como a Sala de Aula Flipada podem tornar o ensino mais envolvente e motivador. Os alunos verão um motivo para aplicar o conhecimento e, como resultado, poderão reter mais informações e ter um melhor desempenho na escola.

 

4.O papel do professor é valorizado

Você está enganado se pensa que este método limita o papel dos professores. As salas de aula invertidas ao contrário valorizam muito o papel do professor.

Para motivar e despertar o interesse dos alunos, o professor deve estar mais preparado para servir como mediador entre o aluno e o conhecimento.

 

5.As salas de aula estão ganhando mais interesse

Os métodos modernos de ensino são mais envolventes e podem estimular o interesse dos estudantes. Além disso, os alunos se sentem mais confiantes quando podem se preparar antes do tempo. Os alunos que são tímidos podem se sentir mais à vontade para participar de discussões.

Os estudantes podem se sentir mais confiantes ao pedir esclarecimentos e outros materiais de estudo. Os alunos se envolvem mais nas aulas e desenvolvem o hábito de procurar informações. Estes benefícios só podem ser realizados se as aulas forem acolhedoras e não julgadoras.

 

6.Desenvolvimento de habilidades

Está se tornando cada vez mais importante desenvolver as habilidades dos estudantes. Isto ajuda os alunos a sair da escola mais preparados para entrar na força de trabalho e lidar com quaisquer desafios. Este objetivo é alcançado por soluções educacionais inovadoras que incentivam uma atitude proativa entre os alunos.

Os alunos aprendem a colaboração, criatividade e resolução de problemas ao receberem a responsabilidade de analisar os materiais fora da escola. Discussões e ideias emergem da interação entre professor e colegas de classe, o que é essencial para a educação de hoje.

 

7.Otimização do tempo

Os professores enfrentam desafios de otimização de tempo porque há muito conteúdo para aprender durante o horário escolar.

Embora a tecnologia possa ajudar a superar este problema, eles não funcionam bem se não estiverem baseados em métodos de ensino bem projetados e compatíveis com a realidade escolar.

A sala de aula invertida ao contrário é uma ótima estratégia para otimizar o tempo. O professor normalmente precisa dar algumas aulas para explicar um tópico, contextualizá-lo e dar uma melhor compreensão do assunto.

Esta abordagem inovadora permite que os alunos entrem na sala de aula conhecendo bem o tema para poder e estar dispostos a discuti-lo. O professor serve como mediador entre aluno e conhecimento e fornece as condições para que o aluno se aprofunde.

 

Relação da sala de aula invertida com o ensino híbrido

As pessoas são propensas a serem confundidas pelo ensino híbrido e pela sala de aula invertida ao contrário.

Os dois métodos compartilham muitas semelhanças, incluindo seus componentes. No entanto, eles são muito diferentes quando se trata de implementação.

Vamos dar uma olhada em detalhes em cada um deles:

 

Ensino híbrido

O aprendizado híbrido é uma amálgama do aprendizado tradicional presencial e on-line. Este é um método de aprendizagem em um ambiente cotidiano. E, a parte do aprendizado online pode incluir componentes como:

  • Vídeos na Internet
  • Jogos
  • Podcasts
  • O material está disponível on-line para leitura.

Estes materiais podem ser acessados on-line a partir de qualquer computador com acesso à Internet. Eles são geralmente entregues aos estudantes através de um software de gerenciamento de aprendizagem.

É importante lembrar que este aprendizado não substitui os métodos tradicionais, mas os complementa.

O objetivo final é combinar os dois para criar uma experiência de aprendizagem inclusiva e única.

 

Sala de Aula invertida

A sala de aula invertida é um método que inverte o processo tradicional de entrega de conhecimento.

As formas comuns de transmitir o conhecimento são através da leitura, assistindo a palestras e depois absorvendo o material do curso na sala de aula. Finalmente, os alunos recebem tarefas para completar em casa.

Esta abordagem envolve professores e gerentes educacionais criando material de aula em formato de áudio ou vídeo e dando-o aos alunos para que o vejam fora da sala de aula e em seu próprio tempo.

Tudo isso é complementado por uma plataforma on-line que permite que alunos e professores se comuniquem uns com os outros.

Dúvidas? Possui alguma informação a acrescentar? Contribua conosco participando nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Montessori é um bom método?

A abordagem Montessori se esforça para fomentar um senso de autossuficiência e independências nas crianças, permitindo que elas se encarreguem de sua própria educação. Aliás,

Leia mais »

Conheça o Digipuzzle.net

Está se tornando cada vez mais difícil para os professores despertar o interesse de seus alunos e mantê-los engajados. Muitas escolas se voltaram para recursos

Leia mais »

Sala de aula invertida funciona?

Os avanços tecnológicos trouxeram uma infinidade de recursos e possibilidades para nossa vida diária ao longo dos anos. O processo de ensino e aprendizagem nas

Leia mais »