Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

O que é educação?

O que é educação?
O que é educação? Você sabia que as sociedades são criadas e se transformam graças à educação? É por meio dela que se constrói a cultura e a perpetua as gerações seguintes.

No artigo de hoje faremos uma explicação didática sobre o tema, explicando o que é e quais suas modalidades, além de falar um pouco sobre a transformação digital pela qual a educação vem passando.

 

Entenda o que é educação

Quando explicamos o que é educação nos referimos a um sistema amplo de aprendizagem, ensino e de perpetuação de cultura. A ideia é promover a socialização de pessoas e o seu desenvolvimento.

Comumente as pessoas fazem uma confusão entre os conceitos: o que é educação e conhecimento. É importante destacar que ambos são conceitos um pouquinho diferentes um do outro.

O conhecimento é algo muito maior e mais abrangente que o conceito da educação. Esta, por sua vez se restringe aos regramentos morais da sociedade.

É justamente por criar e perpetuar regras e culturas para a sociedade que a educação é tida como um sistema no qual temos diferentes métodos, metodologias e também ferramentas para utilizá-la.

 

As modalidades de educação

O que é educação?
Fonte da imagem: pexels.com

Podemos falar de forma didática em modalidades da educação. Assim, compreenderemos os métodos, as metodologias e também as ferramentas que comumente utilizamos para propagar a educação.

Costuma-se dividir a educação em modalidades. Aqui no Brasil, nós temos as modalidades de ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação superior.

No geral, podemos falar em:

  • Educação básica;
  • Educação especial;
  • Educação profissional ou técnico;
  • Educação de jovens e adultos;
  • Educação a distância.

A seguir, comentaremos sobre cada uma dessas modalidades, pois assim ajudará a compreender o que é educação na sua essência e como ela é aplicada no dia a dia da sociedade.

 

A educação básica

Podemos também falar em educação escolar, pois a educação tradicional refere ao ensino básico e superior que as pessoas vivenciam ao longo de suas vidas.

Essa modalidade é obrigatória para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos. Já para adultos, fica a critério de cada um.

Dessa forma, dentro da educação tradicional temos o ensino infantil, o ensino fundamental, o ensino médio e, facultativamente, o ensino superior.

 

A educação especial e inclusiva

Atualmente no Brasil a modalidade privilegia a escolarização para o desenvolvimento das habilidades e competências.

O público-alvo da educação especial/inclusiva no Brasil, conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), é composto por crianças/estudantes com deficiência (Física, Sensorial e Intelectual), TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento), TEA (Transtorno do Espectro Autista), TFE (Transtorno Funcionais Específicos) e AH/SD (Altas Habilidades ou Superdotação).

Como o próprio nome indica, é uma educação com metodologias diferenciadas e aplicadas por professores (ou maioria deveria ser) com especialização na área.

É importante ressaltar que essa modalidade também abrange os ensinos infantil, fundamental e médio com tempo diferenciado.

Ocasionalmente alguma faculdade ou universidade poderá ofertar a educação especial para adultos em nível superior.

 

A educação profissional ou técnica

Essa modalidade geralmente é voltada para adultos, pois o intuito maior dela é preparar as pessoas para o mercado de trabalho.

Ou seja, oferece-se cursos profissionalizantes e tecnológicos que visam qualificar mão de obra com informações técnicas e habilidades que possam ser aplicadas na prática no mercado de trabalho.

 

A educação de jovens e adultos – EJA

Nessa modalidade também temos os ensinos fundamental e médio. A diferença é que são aplicados especificamente para jovens e adultos que não puderam estudar durante a idade adequada.

É possível que a educação seja aplicada com metodologias especiais, a considerar a idade dos alunos e alunas participantes.

 

A educação a distância

Como o próprio nome indica, temos aqui uma forma de ensinar de modo não presencial, mas sim, a distância.

É importante destacar que até bem pouco tempo essa modalidade não existia. Porém, se tornou uma realidade desde que nossa sociedade passou por uma transformação digital.

Desse modo, o ensino é feito de forma remota utilizando um dispositivo conectado à internet e que unirá de forma virtual professores e alunos.

 

A transformação digital na educação

Dentro desta análise sobre o que é educação, é necessário lembrarmos esse sistema vem passando por uma transformação ocasionada pelo avanço da era digital.

O que vem acontecendo é a utilização maior de tecnologia, seja pelo uso de computadores, de telas eletrônicas e de outras plataformas e ferramentas virtuais.

A transformação digital pela qual a educação vem passando tem trazido avanço e melhorias, especialmente porque tem atendido maior número de pessoas e reduzidos custos.

 

Conclusão

Quando falamos sobre o que é educação, temos em mente que é um sistema de criação e perpetuação da cultura entre a sociedade.

Dentro desse sistema temos as modalidades que visam atender os mais variados públicos, como as crianças, os jovens, os adultos e as pessoas especiais.

A educação tradicional tem passado por uma transformação digital, é o que chamamos de era da internet, onde o ensino é feito de forma remota unindo professores e alunos virtualmente.

Uma importante fonte de pesquisa sobre assunto é o Portal do MEC no link  http://portal.mec.gov.br/

  • Artigo atualizado em 06/01/2022

Leia muito mais sobre o que é educação no Blog EducaçãoFerramentas pedagógicas e no Saiba mais educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Método Freinet

Método Freinet é bom?

O método Freinet tornou-se famoso por seu conceito de ensino democrático e colaborativo, focado nos interesses da criança e aprendendo o tempo todo, em diversos

Leia mais »