O que é o design thinking para educação

0
1149
design thinking para educação
design thinking para educação

O design thinking (DT) para educação ou conhecido também como “pensamento do design” é uma técnica que visa a utilização da criatividade para solucionar problemas difíceis e complexos. Todos eles com destaque no ser humano. A base do design thinking é a busca de diferentes meios para alcançar e gerar mudanças significativas na rotina e na vida das pessoas. Para isso, essa técnica utiliza de 3 critérios de avaliação de restrições analisados em um projeto:

  • Viabilidade: o projeto é viável financeiramente? Ele fará parte de um mercado sustentável?
  • Praticidade: o projeto é prático e funcional para ser utilizado?
  • Desejabilidade: as propostas encontradas fazem sentido para serem aplicadas na vida das pessoas e às necessidades humanas?

Desse modo, essa metodologia na educação auxilia na validação, na criação e na estruturação das ideias dentro da sala de aula. Esse plano atua na criação de soluções para possíveis problemas indicados por professores junto aos estudantes.

Quais os objetivos do design thinking para educação

O principal objetivo do design thinking é inovar. Solucionar problemas de maneira criativa visando suprir as necessidades que as pessoas possuem. Em sala de aula promove a inovação e a criatividade dos alunos e auxilia no aumento da empatia por buscar soluções para atender os problemas dos outros. É uma proposta que foca no ser humano, promovendo inovações que trazem os benefícios do trabalho em equipe que serão úteis para a construção da carreira profissional dos alunos.

Como o design thinking para educação está no Brasil

O design thinking no Brasil se relaciona aos princípios pressentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em que possui uma proposta de um único currículo a ser aplicado na educação básica do país, realizando técnicas e estratégias educacionais para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos.

Escolas que adotam

O design thiking tem sido muito compartilhado e difundido nos últimos tempos, porém mais nas empresas do que no ambiente educacional. No entanto, ele demonstra ser uma ótima estratégia para o desenvolvimento dos alunos para diversos aspectos da vida. Logo, é esperado que cada vez mais escolas adotem o uso da técnica.

Leia mais: Conheça o site Escola Games

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui