Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conheça o Quizlet e turbine a retenção de conteúdo!

Professores e professoras que buscam utilizar artifícios tecnológicos em suas aulas, precisam conhecer o Quizlet, uma ferramenta online voltada para quem ensina e quem aprende.

Você já ouviu falar em Quizlet?

O Quizlet é uma ferramenta que ajuda no processo de aprendizagem de qualquer conteúdo, embora seja muito utilizado atualmente para auxiliar no estudo de idiomas.

A plataforma permite que você crie cartões, jogos e testes que facilitarão a memorização e o aprendizado de qualquer tema em qualquer disciplina.

Os famosos flashcards criados com o Quizlet podem ser facilmente compartilhados entre professores e alunos.

Tanto um quanto o outro público poderá criar seus planos de aula ou de estudo focando naquilo que se pretende destacar, memorizar ou reter.

Personalize tarefas para seus alunos

A plataforma ainda disponibiliza um recurso para otimização das aulas e do estudo. Isso porque ao utilizar a opção “Aprender”, o usuário poderá personalizar a interação.

Vamos supor que você professor ou professora queira aplicar uma bateria de questões para seus alunos. E a depender do nível dessa turma, ou de um aluno em especial, será possível adaptar o grau de dificuldade de cada questão.

Quizlet para Professores

A plataforma disponibiliza dois modos de acesso: O primeiro deles é a criação de uma conta gratuita, e o segundo é mediante assinatura do Quizlet para Professores.

A segunda opção, por ser mais voltada para educadores, disponibiliza materiais e recursos bem funcionais que certamente vão agilizar o trabalho de preparação de aulas, de avaliação e de acompanhamento de seus alunos.

A assinatura tem validade de um ano, sendo que será renovada automaticamente. Porém, caso não deseje continuar acessando o serviço online, poderá suspender sua conta.

Também existe a possibilidade de obter descontos nessa assinatura ao fechar um pacote para grupos. Isso é excelente para professores e alunos que poderão assinar conjuntamente.

Como utilizar o Quizlet em suas aulas?

O Quizlet trabalha basicamente com a criação de flashcards. Esses poderão ser utilizados para aprendizagem de forma divertida, isso porque é possível transformar a atividade em um jogo.

Vamos supor que o professor de inglês deseja trabalhar um texto para ganho de vocabulário. Desse modo, será possível criar cartões com a palavra inglesa na frente, e a sua tradução no verso.

Também poderá criar questionários com base na leitura e interpretação do texto em inglês onde cada cartão será uma pergunta.

Os alunos terão acesso a esses flashcards, podendo então utilizá-los como um jogo de desafios.

E para acompanhar de perto o desenvolvimento e progresso de cada aluno, o professor deverá optar por utilizar a versão paga do Quizlet, pois com isso libera-se o recurso de acompanhamento.

Usando o Quizlet

Você poderá acessar a plataforma através do seguinte endereço eletrônico https://quizlet.com/pt-br ou optar por instalar o aplicativo Quizlet em seu smartphone.

Será necessário criar um cadastro utilizando suas informações do Google ou do Facebook. Uma vez cadastrado, então é possível começar a utilizar a plataforma.

É importante você criar uma pasta para adicionar todos os assuntos que forem interessantes a seu ver. Dessa forma, ajudará muito na hora da preparação das aulas, pois você já terá organizado os temas.

Não esqueça de configurar de modo a permitir quais pessoas poderão visualizar o seu conteúdo, e quem poderá fazer edição neles.

Conclusão

O Quizlet é mais uma opção tecnológica para turbinar os estudos. Professores poderão utilizá-lo como jogos divertidos em atividades que deixarão o aprendizado ainda mais motivante e divertido.

Por sua vez, os alunos aprenderão de uma forma didática inteiramente inovadora que foca na retenção de conteúdo.

Utilize de sua imaginação e use o Quizlet para potencializar suas aulas em qualquer disciplina!

Leia muito mais sobre educação no Blog EducaçãoFerramentas pedagógicas e no Saiba mais educação.

Novo Ensino Médio: projeto de vida

A Novo Ensino Médio, planejada desde 2014 pelo Plano Nacional de Educação (PNE), oferece modificações para fechar a lacuna no segmento. Como reação às exigências

Read More »