O processo em que o indivíduo e a sociedade agregam conhecimento e aumentam os entendimentos sobre os conceitos e produtos financeiros, de modo que possam realizar boas escolhas, é denominado educação financeira.
Ademais, ao possuí-la o indivíduo se torna mais propenso a saber os riscos que certa ação pode acarretar, e desse modo, realizar escolhas mais objetivas e seguras.
Além disso, caso necessário ele saberá como solicitar ajuda, e quais ações deverá realizar para reverter a situação e aumentar a sua qualidade de vida. Isso irá contribuir para formação de adultos mais conscientes e responsáveis. Algo que irá afetar de modo positivo toda a sociedade.
Quais são os objetivos
O objetivo da educação é ensinar os jovens e as crianças, o futuro da sociedade, a se organizarem financeiramente.
Com conceitos sobre o assunto e praticando-o diariamente, serão formados indivíduos mais conscientes e responsáveis, com autocontrole emocional, organização, disciplina, planejamento e gestão.
Além disso, o ensino deste processo contribui para que mais pessoas exercitem a inteligência financeira. Logo, essas ações podem impactar o futuro de maneira positiva.
Como a Educação Financeira está no Brasil
O Brasil ocupa a 74.ª posição no ranking mundial de educação financeira entre 144 países. A posição do Brasil ficou atrás de alguns dos países mais pobres, como Togo, Zimbábue e Madagascar.
Escolas que adotam
Escolas que adotam educação financeira oferecem aos alunos ferramentas para poderem ter a consciência de que podem ter uma vida melhor. Para isso, realizar o planejamento financeiro é essencial. O ensino deste processo tem aumentado no país e se tornado importante.
Desse modo, é possível observar diversas escolas que adotam a educação financeira na grade de matérias dos alunos, como a Avenues, São Paulo (SP), Colégio ACM (RS), Colégio Everest (RJ), entre outros.
Leis que amparam a Educação Financeira
Há projetos de leis no país que visam incluir a educação como componente obrigatório do Ensino Médio, como o projeto de lei n.º 2.107, apresentado em 2015 pelo deputado federal Audifax Barcelos. Este pedia alteração do artigo 36 da lei n.º 9.394, de 1996.
Leia mais: Minecraft como atividade educativa