Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O que é homeschooling?

O que é homeschooling-Infopedagogica
Educadores e educadoras já sabem o que é homeschooling? É uma palavra estranha para alguns, mas refere a uma metodologia bastante utilizada em outros países.

Esse termo em inglês pode ser traduzido para o português como algo do tipo “ensino domiciliar”. E é basicamente isso, o aluno estudará em casa.

Estudar em seu lar não é uma novidade, e nem tampouco uma consequência da pandemia recente do coronavírus. Há muitos séculos o homeschooling é praticado.

Convidamos você ler o artigo de hoje, pois nele explicaremos melhor o que esse conceito significa e mostraremos suas vantagens.

A prática de homeschooling

Quando as sociedades atingiram um grau maior de complexidade, houve redução da prática de homeschooling ao criar-se um sistema de ensino vinculado a normas.

Essas normas, como a Base Nacional Curricular Comum no Brasil, visam estabelecer habilidades e competências a serem desenvolvidas na educação formal das pessoas.

Porém, essa prática de ensino em domicílio nunca ficou esquecida, e atualmente tem ganhado foco. Nesse esquema, os pais e os tutores são os responsáveis por promover os estudos dos filhos em seus lares.

A justificativa para adotar essa personalização  muitas vezes são baseadas no intuito de evitar o bullying, se livrar da violência ou até mesmo por questões religiosas, entre outras.

Como funciona o homeschooling?

Certamente que a grande dúvida dos pais é sobre comum direcionar os estudos sendo eles desenvolvidos em casa. Os pais por si sós muitas vezes não podem arcar com esta educação.

Veja que, não basta contratar qualquer pessoa que não possua uma licenciatura e os conhecimentos didáticos.

A indicação é contratar um tutor que fique nesse encargo de educar a criança, ou contratar os serviços de plataformas como por exemplo a Coop Brasil e a Educa Lar.

Prós e contra do homeschooling

Personalização do ensino

Tem sido discutido nas escolas personalizar o ensino, porém isso sempre foi um grande desafio em um ambiente com diversos alunos.

Por sua vez, o homeschooling se destaca neste quesito, isso porque um tutor conseguirá planejar os estudos com base na personalização do aluno.

Socialização

A escola desenvolve um papel excelente de socialização. A interação entre os diversos alunos dentro de um ambiente escolar ajuda no desenvolvimento psíquico e social do aluno.

Por outro lado, o homeschooling fica atrás em capacidade de socialização, isso porque o contato social do aluno será reduzido ao tutor e aos membros da família.

Valorização da experiência

Quando falamos da experiência no processo de ensino, então temos de lembrar do conceito de mediação na aprendizagem, proposta pedagógica esta que busca tornar professor e aluno protagonistas.

Já, quando nos referimos à educação domiciliar, então temos aqui uma excelente ferramenta para utilizar a experiência de vida, e com isso encontrar respostas em espaços que não são experimentais, como são nos laboratórios das escolas, mas sim, em espaços nos quais se pratica a vida sem experimento.

Avaliação a todo tempo

A avaliação deve ser um fator primordial tanto na escola quanto em casa. Destaca-se que no ambiente escolar, as avaliações formais ocorrem periodicamente.

Com o homeschooling é possível que a prática já se torne uma avaliação constante.

O homeschooling é legalizado?

Agora que você entendeu o que é homeschooling e como praticá-lo, bem como quais os prós e os contras, é interessante destacar que essa modalidade de ensino ainda não é legalizada no Brasil.

No entanto, diversos projetos de leis já foram encaminhados, sendo que um deles permanece em análise em Brasília. Havendo aprovação, os pais deverão seguir uma série de regras que serão oportunamente publicadas.

Conclusão

Conclusão, você educador ou educadora que busca saber o que é homeschooling, entenda que é uma modalidade antiga de levar ensino às crianças em suas próprias casas.

Embora a metodologia seja antiga, mas vem ganhando a atenção nos últimos anos. Como qualquer metodologia, ela possui seus prós e contras, cabendo então analisar se fará bem ao desenvolvimento socioeducacional das crianças.

Leia muito mais sobre educação no Infopedagógica

Leia muito mais sobre educação no Blog Educação, Ferramentas pedagógicas e no Saiba mais educação.

Leia também sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *