Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O que é Padlet e como utilizar

ferramentas_pedagogicas_infopedagogica_padlet
Professores e professoras vocês sabem perfeitamente que as ferramentas tecnológicas aumentam a produtividade. Hoje, falaremos o que é Padlet e como utilizar essa ferramenta digital para potencializar suas aulas.

O que é Padlet?

Trata-se de uma plataforma online onde é possível criar quadros e projetos de aulas e organizar a rotina.

O site é excelente para professores e professoras que desejam aumentar sua produtividade alcançando assim os resultados almejados.

Isso porque a plataforma permite que você utilize os mais diversos formatos de mídias digitais, como por exemplo os vídeos, as imagens, e os textos.

Outra grande vantagem é a possibilidade de compartilhar com seus alunos os projetos criados.

O Padlet está disponível para download e instalação em seu smartphone. Mas você também poderá acessar o site e criar online o seu quadro projeto.

Se você já utiliza a ferramenta Trello então não terá dificuldades em utilizar o Padlet, isso porque a ferramenta trabalha de forma parecida com a criação de murais, a possibilidade de criar equipes e de compartilhar os projetos.

Como utilizar o Padlet?

O Padlet foi desenvolvido para atender aos mais diversos públicos, de empresas até escolas e universidades. É por essa razão que ele oferece diversos planos de acesso.

Isso mesmo, você precisará criar uma conta para ter acesso ao sistema. Vale lembrar que existem planos pagos e também um plano gratuito. Nesse caso, você poderá criar até três quadros, e o compartilhamento de arquivo é possível, mas somente até 10 megas.

Para você poder utilizar a plataforma e criar seus quadros, é preciso seguir os passos:

1. Acesse a plataforma pelo seguinte link: https://pt-br.padlet.com/
2. Clique no item “Inscrever-se”, e escolha criar sua conta inserindo um e-mail e senha, ou utilizando a sua conta do Google ou da Apple.
3. Na sequência, faça a escolha do tipo de plano. Lembrando que existe o plano pago e o gratuito.

Destacamos também que esses passos devem ser seguidos tanto com acesso a partir do computador ou notebook, como também por meio do seu smartphone ou tablet. Se for acessar a partir desses dois dispositivos, lembre-se de fazer o download do aplicativo na Google Play ou na Play Store.

Aprenda a criar seus painéis

Uma vez criada sua conta, então basta escolher entre as duas opções “Criar um padlet” ou “Galeria”. No primeiro caso você terá a oportunidade de criar um painel a partir do início. Já no segundo, é possível utilizar modelos prontos.

Vamos criar um quadro partindo do zero. Siga os passos:

1. Escolha a opção “Criar um padlet” clicando nela. Selecione o quadro mais indicado para o seu projeto. Clique em “Pré-visualizar” para ver com mais detalhes o quadro que irá escolher.

2. Dê um título para o seu quadro e realize algumas configurações para ficar o mais aproximado daquilo que você deseja obter como resultado.

3. Clique no item “Próxima” e depois no ícone “+”. Esse ícone servirá para você colocar as informações que deseja em seu quadro. Observe que nesse momento é possível incluir os mais variados formatos de mídias, como as imagens e os vídeos, por exemplo.

Pronto, seu painel estará criado. Lembre-se que poderá editá-lo a qualquer momento. Também é possível apagá-lo da sua conta no Padlet.

Faça o compartilhamento dos seus quadros

Se você criou um projeto e deseja compartilhar com seus alunos, então isso é possível, bastando seguir os passos:

1. Clique no ícone “Compartilhar”, e então escolha a opção para compartilhar. Observe que o sistema fornecerá opções como o e-mail e o Google Classroom, entre outras.

2. O compartilhamento também pode permitir que as pessoas que irão visualizar o seu quadro façam edições. Ao clicar em “Privacidade” você definirá o que será permitido fazer com seu quadro.

Conclusão

No artigo aprendemos o que é Padlet e como utilizar essa ferramenta tão útil para educadores e educadoras.

Observe que esse serviço organizará as suas atividades, bem como permitirá que seus projetos sejam facilmente compartilhados com seus alunos.

Lembrando que é totalmente possível abrir espaço para que os discentes construam um quadro em conjunto e sob sua supervisão.

Leia muito mais sobre educação no Blog Educação, Ferramentas pedagógicas e no Saiba mais educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *