Transdisciplinaridade é um método e conceito em que o conhecimento é visto de uma maneira plural. Faz parte de uma ideia de pensamento mais aberto que visa oferecer uma resposta ao modo tradicional de ensino de divisão de disciplinas. Ademais, o homem criou separação do conhecimento em disciplinas, buscando uma maior facilidade de aprendizado e de aplicar as práticas de conhecimento. No entanto, na transdisciplinaridade isso ocorre de maneira mais complexa e pede uma organização mais difícil entre os professores e outros educadores.
Qual autor defende a Transdisciplinaridade
Edgar Morin, antropólogo, sociólogo e filósofo francês, defende o conceito de transdisciplinaridade. Para ele, as disciplinas fechadas, como é comum hoje, dificultam entender os problemas do mundo. A transdisciplinaridade é a chave para obter uma visão de mundo mais complexa por meio das disciplinas. Diante disso, é necessário que os professores e outros educadores sejam educados desta maneira. Os profissionais da área devem sair das suas disciplinas e interagir com o diálogo com outras áreas do conhecimento.
Benefícios para educação
A transdisciplinaridade oferece à educação diversos benefícios, entre as vantagens deste modelo de ensino, está o oferecimento ao ser humano da chance de aprender em conjunto todas as matérias. É como ajustar a lógica e a racionalidade ao ensino.
Diante disso, o estudante pode ter acesso à diversidade e a criar contextos ao aprendizado. Isso pode servir como auxílio no desenvolvimento de habilidades e competências que poderão mudar de maneira positiva a realidade em que ele vive. Neste conceito de transdisciplinaridade, a organização do mundo pelas pessoas consegue ser realizada de maneira mais sistêmica e coordenada.
O ensino transdisciplinar atua levando a uma melhor compreensão dos processos interativos que podem ajudar a alcançar resultados e respostas melhores à maneira como a realidade ocorre, quando comparada a outras realidades e com tudo o que a vida é.
Diante disso, a transdisciplinaridade é um conceito que busca o apuro das pessoas, tornando o ato cognitivo mais amplo e atingindo uma sabedoria que elucida o ser humano. Logo, com a transdisciplinaridade, os alunos irão chegar à fase adulta com maior autonomia e apreciação pela autoconsciência.
Leia mais: Remind conheça como funciona a plataforma