Quais são as novidades no mundo da Inteligência Artificial?

0
169
Mão artificial saindo de dentro de computador
Fonte: canva.com

A Inteligência Artificial (IA) é um advento da tecnologia que permite que os sistemas informatizados trabalhem de modo a imitar a inteligência de seres humanos

A inteligência artificial configura um grande passo para o setor da tecnologia e também é uma área de estudo acadêmico. Então, a IA se refere a capacidade de sistemas informatizados ou máquinas de trabalharem como humanos.

Criar máquinas inteligentes significa fazê-las tomarem as melhores decisões de maneira automatizada. Tudo baseado em programação e bancos de dados.

Como outros setores da tecnologia, a IA se renova a cada dia que passa com muitas propostas inovadoras  e novas vertentes de estudos. Partindo dessa premissa, hoje falaremos sobre as novidades desse campo.

O que há de novo?

1- IA para combate de incêndios florestais

Partindo do alto índice de incêndios em florestas dos Estados Unidos, em 2021 a Nvidia divulgou que estava trabalhando na criação de soluções utilizando a IA.

Para isso, a empresa começou a construir um laboratório baseado nessa tecnologia para conseguir prever e responder aos focos de incêndio nas áreas florestais. O projeto conta com a colaboração do Serviço Florestal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e da Divisão de Prevenção de Controle de Incêndios do Colorado.

2- IA para desenvolvimento de medicamentos

A empresa Alphabet divulgou recentemente a criação da Isomorphic Labs: uma companhia que utilizará conceitos de IA para descobrir e desenvolver novos medicamentos.

A Isomorphic Labs funcionará por meio do uso de uma plataforma que gerará modelos de fenômenos envolvendo a química e a biologia. Com isso, o objetivo é encontrar as melhores composições e combinações para o organismo humano em condições específicas.

Os benefícios estão relacionados à criação de novos medicamentos de maneira mais rápida e precisa.

3- IA para o melhoramento de produção agrícola

A empresa Cropman, de Campinas – SP, desenvolveu um sistema baseado em algoritmos e sensores para descobrir os solos mais adequados para plantio.

Com essa precisão os processos de plantio acabam sendo otimizados e a produção é impactada positivamente.

Com isso, é possível perceber como a Inteligência Artificial pode contribuir positivamente para a sociedade.

Leia também aqui no Infopedagógica sobre Tudo sobre a tecnologia 5G no Brasil. Clique no link!

Se você gostou deste artigoQuais são as novidades no mundo da Inteligência Artificial?, compartilhe-o com seus amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here