Tudo sobre a tecnologia 5G no Brasil

1
420
Cidade ao fundo e ícone 5G ao centro em destaque
Fonte da imagem: canva.com

A tecnologia 5G ou rede 5G é a evolução das conexões móveis. Saiba mais sobre essa nova geração e entenda as mudanças que ela proporcionará.

Depois das gerações do 3G e do 4G, o 5G chega para revolucionar o modo como nos conectamos através de dispositivos móveis. Recentemente essa nova rede tem se tornado um dos assuntos principais dentro da temática de tecnologia no Brasil.

Entretanto, você já se perguntou como essa mudança impactará a sua vida conectada? Ou ainda quando ela estará disponível no Brasil? Continue lendo esse artigo para sanar essas e mais dúvidas.

Mas afinal, o que é o 5G?

A tecnologia 5G é a mais nova geração da conexão de dispositivos móveis, lê-se na conexão presente nos smartphones, tablets e similares. É a partir dela que a internet nesses aparelhos se tornará muito mais veloz.

E os seus benefícios não param por aí. Além de se tratar de uma conexão muito mais rápida do que a que estamos acostumados, o 5G conseguirá atender mais de 1 milhão de usuários simultaneamente por metro quadrado.

A chegada dessa tecnologia proverá um progresso na chamada “tecnologia das coisas”, que se refere a capacidade de conectar diferentes aparelhos, tais como: geladeira, máquina de lavar roupa, televisão, luzes entre outros.

Velocidade e outros benefícios

A velocidade é o carro chefe do 5G. A Qualcomm – empresa que fabrica chips – acredita que a nova geração de rede poderá ser até 20 vezes mais veloz que a atual 4G. Como evidência disso, tem-se os testes realizados em países onde essa inovação já opera.

Hoje em dia, com o 4G, há uma latência que atinge os 30 ms quando se fala em conexão entre dispositivos móveis. No 5G esse tempo é reduzido para números que não ultrapassam os 5 ms.

E, há também o fato de as redes 5G proporcionarem a economia de até 90% de eletricidade.

5G no Brasil

De acordo com a Anatel, estima-se que a tecnologia 5G seja implementado no Brasil ainda esse ano, mas acredita-se que ele estará em funcionamento pleno até o ano de 2025.

Leia também aqui no Infopedagógica sobre Criar jogos online com o PurposeGames. Clique no link!

Se você gostou deste artigo “Tudo sobre a tecnologia 5G no Brasil”, compartilhe-o com seus amigos!

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here