Software Mindomo e mapa mental

0
298
Ilustração de um cérebro com o pogotipo da Mindomo em primeiro plano
Fonte da imagem: canva.com, https://www.mindomo.com/pt/ e Evolua Conteúdos (adaptação).

O que é e como funciona o Mindomo e mapa mental?

O Mindomo é um software para a criação de mapa mental disponível para ser baixado e utilizado em celulares, tablets, computadores e laptops. A aplicação conta com uma interface intuitiva para ajudar a externalização de ideias e pensamentos.

O Mindomo utiliza a criação de mapas mentais para incentivar o uso da memória fotográfica, por meio de cores, linhas, conexões, imagens, símbolos e muito mais.

Além de tudo, ele permite a organização da maneira que o usuário preferir e se sentir mais confortável.

O objetivo do Mindomo é facilitar o aprendizado, a compreensão e a tomada de decisões no que se refere ao ambiente escolar ou de trabalho e principalmente, criando mapa mental.

O que são mapas mentais?

Mapas mentais formam uma técnica, criada por um psicólogo inglês chamado Tony Buzan, que visa a organização e a memorização de pensamentos, conceitos e ideias. É um sistema muito utilizado para ajudar no armazenamento de conhecimento.

É muito usado por estudantes e para pôr em prática a técnica, é necessário colocar palavras-chaves acerca do assunto posicionadas do centro para as extremidades do papel ou tela.

O mapa mental pode ser criado em folhas de papel ou em meios digitais, a partir do uso de softwares como o Mindomo.

Mindomo em salas de aula

O uso das tecnologias também permite o avanço da aprendizagem. Por causa disso, o uso da aplicação Mindomo em salas de aula pode ser bastante eficiente e proveitoso.

O Mindomo pode ajudar os alunos a aprenderem conceitos mais complexos com mais facilidade. Isso devido à possibilidade de criar conexões entre tópicos de determinados temas.

Por ser uma atividade diferente, estimular a criação de mapas mentais em sala de aula pode focar a atenção dos alunos e transformar a experiência de aprendizado em algo divertido e diferente.

Além da criação de mapas mentais ajudar no aprendizado de assuntos mais complexos, incentiva também a aplicação da criatividade – visto que elaborar um mapa mental é algo a ser feito de acordo com as preferências de cada aluno.

Para finalizar, é possível perceber que o uso de mapas mentais em sala de aula por meio do Mindomo pode manter os alunos mais focados e envolvidos nas aulas.

Leia também aqui no Infopedagógica sobre Criar mapas mentais com o MindMeister. Clique no link!

Se você gostou deste artigo “Software Mindomo e mapa mental, compartilhe-o com seus amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here