Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O que é o Kahoot e como ele funciona? Torne suas aulas divertidas!

Professores e professoras vocês sabem o que é o Kahoot? É uma ferramenta bastante útil para suas aulas presenciais e online.

Seu funcionamento basicamente consiste em propiciar a criação de Quizzes para que seus alunos respondam instantaneamente.

Além disso, é possível também realizar resumos destacando os temas considerados mais importantes.

E tudo isso e muito mais você terá acesso ao utilizar a plataforma online Kahoot, e que é inteiramente grátis. Vamos conhecer melhor sobre esse projeto!

O que é o Kahoot?

Vamos lembrar que com o avanço da pandemia do coronavírus, as aulas migraram para o ambiente virtual, logo professores e alunos passaram a fazer uso de ferramentas online.

Uma dessas ferramentas é o Kahoot. Trata-se de uma plataforma online utilizada por professores e alunos de forma instantânea e ao vivo.

Sem dúvida alguma você deixará as suas aulas com um toque diferenciado de aprendizagem e bastante divertida, isso porque é possível gerar uma competição positiva ao criar um quiz interativo onde cada aluno poderá responder em tempo real.

Essa possibilidade de utilizar de forma concomitante tanto por professores e alunos e acompanhar ao vivo é importante porque os envolvidos terão instantaneamente um feedback sobre o processo de ensino e aprendizagem. É como se fosse uma avaliação em tempo real.

Com o Kahoot você poderá trabalhar questões de matemática e de ciências, como também despertar a curiosidade e as sensações emocionais e sociais de seus alunos.

Como Kahoot funciona?

Agora que você sabe o que é o Kahoot, então está na hora de saber como ele funciona na prática, ou seja, como poderá ser colocado em execução no dia a dia de suas aulas.

É importante destacar que você poderá utilizar o Kahoot em praticamente todas as situações de suas aulas, sejam elas presenciais ou online.

Para você utilizar essa ferramenta é necessário fazer um cadastro diretamente no site da plataforma através do link https://kahoot.com/

Sugestões para o uso do Kahoot em suas aulas

Aqui estão algumas sugestões, algumas delas já até sendo utilizada por professores em todo o Brasil, e você poderá também aplicar em suas aulas.

1. Criar um Quiz para os alunos responderem remota ou presencialmente: a ideia aqui é que essa criação seja feita no momento da aula, e isso será como um feedback para você de modo que saberá se os discentes estão compreendendo ou não o assunto abordado.

2. Propiciar debates: com essa metodologia você abrirá a possibilidade de os alunos debaterem em tempo real a matéria que está sendo aplicada.

3. Criar competições: é possível a criação de vários quizzes com perguntas variadas sobre o assunto estudado, e depois fazer a comparação das respostas dadas pelos alunos em uma forma de competição.

4. Incentivar a curiosidade: seus alunos poderão despertar a curiosidade sobre a matéria que você irá conversar. Para isso crie um quiz com algumas perguntas básicas para serem respondidas antes mesmo de começar a sua explanação.

5. Realizar jogos: A ideia aqui é criar jogos online na base de pergunta e resposta. É possível aplicar isso para aprendizagem da tabuada, de acentuação gráfica, de climas, etc.

Conclusão

Se você quer acelerar o processo de ensino-aprendizagem ao mesmo tempo que tornar suas aulas ainda mais divertidas, então precisa saber o que é o kahoot.

No artigo você pôde conhecer essa ferramenta e como ela funciona, que praticamente é a base da criação de quizzes.

Com esses quizzes você poderá despertar a curiosidade dos seus alunos, bem como ajudar a reforçar a compreensão sobre o assunto abordado, e até mesmo fazer avaliações em grupo. Tudo isso de forma online e inteiramente grátis!

Dúvidas? Possui alguma informação a acrescentar? Contribua conosco participando nos comentários!

Leia muito mais sobre educação no Blog EducaçãoFerramentas pedagógicas e no Saiba mais educação.

Novo Ensino Médio: projeto de vida

A Novo Ensino Médio, planejada desde 2014 pelo Plano Nacional de Educação (PNE), oferece modificações para fechar a lacuna no segmento. Como reação às exigências

Read More »