Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Conheça o Ludo Educativo

Conheça o Ludo Educativo com o Infopedagógica! Está se tornando cada vez mais difícil para os professores despertar o interesse de seus alunos e mantê-los engajados.

Muitas escolas se voltaram para recursos tecnológicos como jogos educacionais para ajudá-los a atingir estes objetivos.

O aprendizado se torna mais estimulante com a capacidade desta ferramenta de desenvolver e aprimorar habilidades e competências específicas, como o pensamento lógico e a resolução criativa de problemas.

Assim, é fundamental estar ciente das várias opções de jogos educacionais on-line e ter uma ideia clara de como estes jogos podem beneficiar o crescimento e o desenvolvimento de seus alunos.

Neste post, nossa ideia é mostrar tudo o que você precisa saber sobre Ludo Educativo.

Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

 

O que é Ludo Educativo?

Todos nós aprendemos melhor quando estamos nos divertindo, e somos mais produtivos e engajados quando estamos fazendo algo que nos diverte e nos fascina.

Em vista disso, um “ninja do ensino” é objetivo a curto prazo do Ludo Educativo, ou seja, fazer com que a criança aprenda sem perceber que está praticando disciplinas curriculares (pré-conceitos de “chato”) e praticar habilidades sociais como o trabalho em equipe, também.

Dessa forma, reforço positivo e recompensas imediatas podem ajudar os alunos a aprender que aprender não se trata apenas de memorizar fatos; trata-se de aplicar o que aprenderam em situações do mundo real.

 

Como funciona Ludo Educativo?

Saúde, cultura, lógica e meio ambiente são todas as áreas onde a criança está recebendo reforço positivo.

Eles trabalham suas habilidades de resolução de problemas, bem como sua estratégia e outras habilidades, através de tarefas simples que requerem repetição e recompensa imediata.

Para concluir, aprender bons hábitos alimentares e de higiene, assim como idiomas e outros dados culturais, os ajudará a se tornarem mais inteligentes através do uso de jogos educativos do Ludo Educativo.

 

Onde encontrar Ludo Educativo?

Para acessar a plataforma Ludo Educativo, você pode digitar o nome dessa plataforma no Google e acessar o primeiro resultado, ou então você pode inserir na sua barra de pesquisa “Ludoeducativo.com.br”.

 

Relação do Ludo Educativo com sala de aula

Os assuntos em sala de aula recebem atenção especial. Além dos temas centrais de química, biologia, geografia, física, história e matemática, os temas são divididos em subcategorias.

Colaboramos com professores e universidades para criar jogos educacionais baseados em tópicos curriculares específicos.

Devido à forma como os jogos e sua lógica são utilizados, os estudantes podem ver como a teoria se aplica a suas vidas diárias e aplicá-la a suas próprias vidas.

 

Por que usar jogos eletrônicos na educação?

A construção de uma escola do futuro exigirá o uso de jogos eletrônicos. Crianças e adolescentes podem aprender uma variedade de habilidades, incluindo atenção, interação e memória, assim como lógica, planejamento e tomada de decisões.

Como resultado, os distritos escolares começaram a incorporar estes jogos em seu currículo diário.

Alguns jogos educacionais são desenvolvidos por programadores que colaboram com educadores, psicólogos e outros especialistas na área. Com a ajuda de um bom professor, alguns podem proporcionar um valor educacional real, além do divertimento que proporcionam.

Ensinar crianças a ler e escrever, assim como outros assuntos, pode ser feito com a ajuda de jogos eletrônicos.

Por fim, estudantes com necessidades especiais, como aqueles com autismo ou transtorno de déficit de atenção, podem se beneficiar do uso dessas ferramentas em suas salas de aula.

 

A teoria psicogenética e os games

A teoria psicogenética de Piaget postula que o conhecimento humano é construído em tempo real como resultado das interações de uma pessoa com seu ambiente. 

Consequentemente, para este modelo, as experiências que temos nos ajudam no futuro a resolver novos problemas.

Aliás, o conceito de psicogenética tem uma conexão direta com jogos eletrônicos e outras formas de atividade recreativa.

Além disso, quando crianças e adolescentes brincam, eles entram num mundo de fantasia, onde podem assumir uma variedade de papéis e experimentar situações que são impossíveis no mundo real.

Dito de outra forma, existem múltiplos caminhos para a aquisição de novas informações. Embora os jogos possam ser benéficos, eles devem ser usados com moderação ou podem ter consequências negativas.

 

Aprendizagem x vício em jogos: os limites

A lista de distúrbios psiquiátricos da Organização Mundial da Saúde deve incluir o vício do jogo como um problema real.

O problema surge apenas quando a criança ou adolescente prioriza o jogo em relação a outras atividades, tais como passar tempo com amigos ou estudar. Como resultado, o valor divertido e educativo do jogo é diminuído devido ao uso excessivo.

Assim, pais e professores devem ficar de olho no comportamento de seus filhos e adolescentes.

Na escola, é fundamental que os jogos tenham um objetivo específico e sejam concluídos dentro de um período de tempo pré-determinado.

Como resultado, os alunos poderão utilizar todos os recursos que a tecnologia tem a oferecer de uma maneira saudável para promover sua educação.

 

Benefícios dos jogos educativos online

  1. Melhora a capacidade de lidar com falhas e erros

Uma das etapas mais críticas no crescimento de uma criança é a capacidade de lidar com o desapontamento e construir resiliência.

Além disso, crianças e adolescentes são frequentemente confrontados com este tipo de situações enquanto jogam jogos educacionais.

Por causa disso, eles desenvolvem a capacidade de lidar com eles e perseverar em seus esforços até que tenham sucesso, o que é essencial em todos os aspectos da vida.

 

  1. Aumenta a capacidade cognitivas e a aperfeiçoamento mental

Jogar jogos educacionais pode ajudar as crianças a aprender como lidar com suas próprias frustrações, assim como com as frustrações dos outros.

A memorização e a coordenação motora são duas áreas nas quais elas desempenham um papel importante no desenvolvimento do cérebro.

Dessa forma, até mesmo os cirurgiões podem se beneficiar com o uso deste dispositivo

  1. Trabalha os reflexos

O desenvolvimento de reflexos, outra habilidade humana fundamental, é outra característica importante dos jogos.

Os processos reflexivos estão frequentemente ausentes quando estamos presos a uma rotina que não se concentra em nossa visão. Isto é algo com o qual todos nós podemos nos relacionar diariamente graças aos jogos de vídeo!

 

  1. Ajuda a capacidade da criança de raciocinar

No mundo de hoje, é muito comum que recebamos informações que tenham sido manipuladas.

Não é o caso dos jogos, onde somos obrigados a usar nossos cérebros para superar os obstáculos apresentados para progredir na história.

Por causa disso, o pensamento crítico e a resolução de problemas são aprimorados.

 

  1. Melhora o nível de concentração

Mesmo que seja comum pensar em jogos como maus de concentração, a verdade é que eles realmente ajudam a focalizar melhor.

Eles são uma ótima maneira de ajudar os jovens a desenvolver a capacidade de se concentrar em um objetivo até que ele seja resolvido.

Portanto, para os estudantes, este tipo de trabalho pode ser especialmente útil em seus estudos.

 

  1. Acalma a mente e o corpo

Não é verdade que a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças se beneficiam muito do tempo livre?

Não devemos esquecer que a sobrecarga pode ter um impacto significativo sobre o desempenho das crianças.

Como resultado, os jogos eletrônicos são uma forma inovadora de combinar entretenimento e educação.

 

  1. É ótimo para a criação de laços familiares

É fundamental que pais e tutores estejam envolvidos na educação de seus filhos. Por causa disso, por que não os incluir na diversão? Os aspectos práticos e agradáveis desta atividade podem ser combinados para criar uma maravilhosa memória familiar.

Leia muito mais sobre educação no Blog EducaçãoFerramentas Pedagógicas e no Saiba Mais Educação.

Se você gostou do artigo Conheça o Ludo Educativo, compartilhe-o com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Método Freinet

Método Freinet é bom?

O método Freinet tornou-se famoso por seu conceito de ensino democrático e colaborativo, focado nos interesses da criança e aprendendo o tempo todo, em diversos

Leia mais »