Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

EDpuzzle: entenda tudo sobre a plataforma

Os professores de hoje enfrentam inúmeros desafios. Eles têm que envolver os alunos nas aulas, ensiná-los a dominar o conteúdo, assim como aprender de forma significativa e ajudá-los a superar os desafios diários.
Como os educadores podem fazer isso? As infinitas possibilidades da tecnologia permitem que os professores elaborem aulas apropriadas para os estilos de aprendizagem dos alunos.
Temos uma excelente ferramenta que permite a criação de aulas interativas. Esta é uma maneira de diversificar o conteúdo e personalizar o aprendizado.
Nesse contexto, o EDpuzzle é uma ferramenta de avaliação formativa que funciona na web. Isto significa que ele pode ser usado com qualquer navegador que tenha uma conexão com a Internet.
Em meio a esse cenário, contaremos tudo sobre o EDpuzzle.
Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Antes de mais nada, o que são vídeos interativos?

Devido ao enorme sucesso da mídia audiovisual e especialmente do vídeo, tem havido muitos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas maneiras de monetizá-los.
Foram desenvolvidas aplicações que eram fáceis de usar e mais acessíveis para pessoas sem conhecimento prévio na produção de vídeo. O vídeo interativo nasceu deste cenário.
Simplificando, este formato de vídeo pode ser explicado dizendo que ele, como é apresentado ao espectador, pode ter momentos de interação com eles (por exemplo, link para websites, explicações ou aprofundamento de seus conceitos, quiz, etc. …).
Os alunos podem utilizar intervalos nas escolas para ajudá-los a assimilar conceitos e testar sua compreensão.
Na prática, os vídeos interativos são baseados no formato linear. Isto permite que os espectadores interajam com seu conteúdo. Os espectadores também têm a oportunidade de participar.

Antes de mais nada, o que são vídeos interativos?

Devido ao enorme sucesso da mídia audiovisual e especialmente do vídeo, tem havido muitos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas maneiras de monetizá-los.
Foram desenvolvidas aplicações que eram fáceis de usar e mais acessíveis para pessoas sem conhecimento prévio na produção de vídeo. O vídeo interativo nasceu deste cenário.
Simplificando, este formato de vídeo pode ser explicado dizendo que ele, como é apresentado ao espectador, pode ter momentos de interação com eles (por exemplo, link para websites, explicações ou aprofundamento de seus conceitos, quiz, etc. …).
Os alunos podem utilizar intervalos nas escolas para ajudá-los a assimilar conceitos e testar sua compreensão.
Na prática, os vídeos interativos são baseados no formato linear. Isto permite que os espectadores interajam com seu conteúdo. Os espectadores também têm a oportunidade de participar.

O que é Edpuzzle?

Estudantes e professores podem criar seus próprios conteúdos educacionais usando esta ferramenta 100% gratuita.
O EDpuzzle permite aos professores transformar um pequeno vídeo em uma lição.
Com efeito, use o EDpuzzle para cortar a área de interesse no vídeo e adicionar seus comentários. Você também pode fazer perguntas aos alunos através de quizzes incorporados ao vídeo.
Assim, o EDpuzzle o ajudará a criar vídeos envolventes e interativos para as salas de aula, assim, você pode adaptar qualquer vídeo para atender às necessidades de seus alunos.
O EDpuzzle também permite que você crie aulas. Você pode adicionar aulas ilimitadas em vídeo pelo professor, mas também vídeos dos alunos. Notavelmente, o conteúdo dos vídeos dos professores não será visível e não poderá ser modificado por outros professores.
Outra grande característica é a capacidade de incorporar vídeos criados no Edmondo e em blogs nesta ferramenta.
Os estudantes não precisam de um endereço de e-mail para se registrarem no EDpuzzle. No entanto, eles podem digitar seu nome, informações de login e senha.
Os professores podem facilmente criar uma conta no EDpuzzle. É tão fácil quanto criar uma conta no Google.

Como funciona o Edpuzzle?

O Edpuzzle é uma plataforma de vídeo online onde você pode criar vídeos da web e compartilhá-los em sua sala de aula. Use qualquer vídeo que você tenha encontrado no YouTube, Khan Academy, LearnZillion, ou outras fontes para criar atividades.
Vídeos e imagens tornam o aprendizado mais fácil do que os tradicionais slides. Mas professores e professores estão ocupados e não têm tempo suficiente para fazer vídeos esquemáticos para cada lição. Edpuzzle se sobressai nesta área, você pode transformar qualquer vídeo de qualquer plataforma e usá-los para ensinar.
Você pode usar qualquer vídeo para criar vídeos de palestras envolventes usando os recursos embutidos de perguntas e narração.
Para garantir a compreensão, você simplesmente precisa inserir perguntas de múltipla escolha e perguntas abertas ao longo de seu vídeo, assim, você não precisa reinventar esta roda.
Além disso, o Edpuzzle torna os vídeos mais interessantes ao transformá-los em vídeo aula.
Não apenas isso, o Edpuzzle permite que você se certifique de que seus alunos sejam capazes de assistir e realmente aprender com o vídeo.

Benefícios do Edpuzzle

Retenção Mnemônica

As aulas em vídeo e projetos animados estimulam a retenção mnemônica, técnicas que ajudam a memorizar o conteúdo.
A pesquisa constatou que os estímulos audiovisuais podem impactar 83% dos estudantes.
É mais eficaz que todos os outros sentidos no aprendizado e na memória, mas não substitui a leitura. O vídeo pode ser usado para reter informações por até sete dias. Isto o torna um excelente aliado no processo de aprendizagem.

Aprendizado dinâmico

Os vídeos podem ajudar na cognição e também fornece uma forma de aumentar o dinamismo através do uso de uma linguagem simples e objetiva, bem como a diversidade nos formatos.
Como os vídeos contêm menos conteúdo do que na sala de aula, os alunos podem se sentir mais difundidos.
O formato pode variar: o professor falando diretamente para a câmera; aula prática, onde o professor instrui como usar um programa de software em tempo real; chat, onde há uma entrevista ou animação que destaca os pontos principais.
Portanto, ensinar através de vídeo pode ser uma forma motivadora de envolver os alunos.

Flexibilidade

O ensino a distância oferece uma vantagem: a capacidade de adaptar o horário de estudo para atender às necessidades do aluno. O acesso ao conteúdo on-line permite que os estudantes aprendam em seu próprio ritmo.

Dados

Outro benefício da educação à distância é a possibilidade de analisar o comportamento dos estudantes usando dados e métricas de plataformas de hospedagem.
É possível ver quais vídeos são mais populares e receber o maior número de comentários. Você pode então ajustar o conteúdo para ser mais relevante para o público.
Além disso, você pode verificar quem não está frequentando as aulas para entender melhor as limitações individuais do aluno.
O vídeo, que é um fato do aprendizado moderno, continuará sendo uma importante ferramenta educacional durante os próximos anos. Aposte nas aulas em vídeo.

Onde você pode encontrar?

O Edpuzzle (uma plataforma online e site gratuito clique nesse “link” para acessá-lo ) permite aos professores importar vídeos do YouTube, ou de seu computador.
Eles também podem adicionar muitas atividades ao vídeo para que os alunos possam acessá-lo.
Além disso, ele permite que o professor grave uma faixa de áudio alternativa para o vídeo inteiro.

Relação com sala de aula e educação

É possível que todos os alunos aprendam exatamente da mesma forma e em um ritmo semelhante ou igual?
É bem conhecido, tanto no ensino médio como na graduação, que existem lacunas de conhecimento. Ou seja, que nem todos aprendem a mesma matéria no ritmo certo e com a mesma facilidade.
O professor pode não considerar que o estilo de aprendizagem de cada aluno é diferente e não ser capaz de proporcionar o mesmo nível de instrução.
Com base nestas suposições, há a limitação de poder avaliar os alunos imediatamente.
Atualmente, a grande maioria dos alunos usa dispositivos móveis conectados à Internet para apoiar seu processo de aprendizagem. Os vídeos são um dos recursos ou ferramentas mais amplamente utilizados pelos estudantes.
Esta enorme vantagem significa que os vídeos interativos podem ser utilizados para duas finalidades.
A primeira é criar conteúdo através de meios audiovisuais para ensinar e propor material temático para as aulas. O segundo é avaliar o aprendizado dos alunos e dar feedback oportuno e apropriado a cada aluno.
É possível utilizar programas de computador e software para gravar suas próprias aulas em vídeo e narração para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.
A plataforma educacional EDpuzzle permite a conversão do vídeo gravado anteriormente em um material audiovisual interativo que o professor pode editar, adicionar perguntas (abertas, de múltipla escolha), e incluir notas de voz ou comentários para enfatizar certos conceitos.
Isto permite que o material audiovisual seja interativo e que o estudante possa responder as perguntas.
Cada resposta também recebe feedback imediato. A plataforma fornece um relatório completo que mostra o desempenho do aluno. Isto permite que o professor e o aluno avaliem seu desempenho acadêmico e ritmo de aprendizagem.
O professor pode então tomar as ações apropriadas e oportunas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
O EDpuzzle pode transformar qualquer material audiovisual em um recurso interativo. Isto permite que os estudantes respondam as perguntas dentro do vídeo e depois recebam feedback.
O que você achou? Gostou do post? Então compartilhe!

Leia muito mais sobre educação no Blog Educação, Ferramentas pedagógicas e no Saiba mais educação.

1 Comment
9 de novembro de 2021

Muito boa a ferramenta. Boa recomendação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Montessori é um bom método?

A abordagem Montessori se esforça para fomentar um senso de autossuficiência e independências nas crianças, permitindo que elas se encarreguem de sua própria educação. Aliás,

Leia mais »

Conheça o Digipuzzle.net

Está se tornando cada vez mais difícil para os professores despertar o interesse de seus alunos e mantê-los engajados. Muitas escolas se voltaram para recursos

Leia mais »

Sala de aula invertida funciona?

Os avanços tecnológicos trouxeram uma infinidade de recursos e possibilidades para nossa vida diária ao longo dos anos. O processo de ensino e aprendizagem nas

Leia mais »