Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Você conhece o Mentimeter? Integre essa ferramenta em suas aulas!

Você conhece o Mentimeter? Este é mais um recurso virtual e digital que você poderá integrar em suas aulas, sejam elas presenciais ou online.

No artigo de hoje iremos falar sobre essa ferramenta e incentivar você professor ou professora a utilizá-la em suas aulas.

 

O que é o Mentimeter?

Temos aqui uma ferramenta útil para a criação e interação instantânea. Ou seja, em suas aulas será possível criar um banco de palavras ou de questões, fazer enquetes ou questionários, e coletar opiniões, sugestões, informações, dados, ou seja, realizar investigações.

Sem dúvida alguma, isto é, uma renovação e inovação que tornará sua aula ainda mais divertida e deixará seus alunos ainda mais engajados.

Então, basicamente o funcionamento do Mentimeter é propiciar a criação de apresentações e compartilhá-las virtualmente. Você pode lembrar que esse recurso é mais ou menos como o PowerPoint, só que disponibilizado online.

Você poderá compartilhar suas apresentações de forma online ou através de documentos PDF, como também será possível importar arquivos do Google Docs e do PowerPoint para implementar em sua apresentação.

 

Recursos para serem utilizados por professores

Os recursos que o Mentimeter oferece aos professores são vários, e todos facilitarão o trabalho e tornarão as aulas divertidas quer presencial ou online.

 

  1. Propiciar interatividade: ao criar as apresentações, você poderá compartilhá-las com seus alunos. Aliás, este é um grande recurso que permite partilhar informações com grandes grupos.

 

  1. Criar questionários e enquetes: excelente recurso para aplicar como avaliação, ou ainda, para acompanhar se os alunos estão compreendendo o assunto abordado.

 

  1. Utilizar templates modelos: Se você não tem muito tempo para criar uma apresentação do zero, então poderá utilizar alguns modelos disponíveis gratuitamente, e acrescentar neles os dados de sua aula.

 

  1. Exportar arquivos: Você poderá fazer a exportação de arquivos nos formados Excel e PDF.

 

  1. Importar arquivos: Você também poderá importar seus arquivos que estão no Google Docs, ou ainda aqueles que estão no formato PowerPoint.

 

Planos de utilização do Mentimeter

O Mentimeter disponibiliza planos pago e um plano grátis. Falando especificamente sobre a gratuidade, nesse plano você terá algumas limitações no uso da plataforma.

Ainda assim, será possível criar uma quantidade indefinida de apresentações e fazer o compartilhamento com seus alunos. Também é possível compartilhar com grandes grupos de alunos.

Em relação a criação de questionário, com o plano gratuito você poderá incluir até duas perguntas em sua apresentação. E se for fazer um quiz, então deverá incluir até 5 perguntas na apresentação.

Você também poderá fazer a exportação de seus arquivos em PDF, e se tiver alguma dúvida haverá o suporte de atendimento ao usuário.

 

Como acessar e utilizar o Mentimeter

Para utilizar gratuitamente a plataforma é preciso primeiramente criar uma conta. O acesso à plataforma é feito pelo seguinte link eletrônico: https://www.mentimeter.com/

Na sequência, clique em “Sign up” e realize o seu cadastro. Você poderá utilizar e-mail e senha, ou usar suas credenciais do Google ou do Facebook.

No primeiro caso o cadastro será feito manualmente. Após inserir os dados, a plataforma enviará um e-mail para que você confirme sua inscrição. No segundo caso, o cadastro será feito de forma automática.

 

Conclusão

O Mentimeter é uma excelente ferramenta online e gratuita, embora ofereça planos pagos, que você poderá utilizar para incrementar e agilizar o processo de ensino-aprendizagem.

Na plataforma online é possível criar apresentações em forma de questionários e compartilhar com seus alunos, podendo ser aplicados em aulas presenciais ou virtuais.

Se optar por utilizar o plano grátis do Mentimeter, então você terá alguns recursos limitados, mas, ainda assim, será possível criar uma quantidade ilimitada de apresentações.

O que você achou? Gostou do post? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, iremos adorar lhe responder!

Leia muito mais sobre educação no Blog EducaçãoFerramentas pedagógicas e no Saiba mais educação.