Tudo sobre a Taxonomia de Bloom

0
199
Painel com palavras e destacando Taxonomy
Fonte da imagem: canva.com

O que é a Taxonomia de Bloom? Descubra

A Taxonomia de Bloom, também conhecida como Taxonomia dos Objetivos Educacionais, se refere a um método utilizado para classificação, descrição, distinção e organização hierárquica de objetivos educacionais.
Como o nome indica, foi um sistema criado por Bloom, que visava estabelecer os níveis hierárquicos pelos quais os alunos deveriam passar para alcançar objetivos maiores.
O método também é utilizado para definir e identificar níveis da cognição humana, como a aprendizagem, o pensamento e o entendimento.

Quais são os objetivos da aprendizagem?

A Taxonomia de Bloom estabelece que os objetivos da aprendizagem são classificados por meio dos seguintes domínios: da cognição, do afeto e do psicomotor. Sendo que cada um deles demanda habilidades e conhecimentos específicos.
O método de Bloom auxilia na identificação de desempenho de cada aluno, a partir da classificação dos objetivos da aprendizagem. E isso configura uma grande ajuda para que os educadores consigam entender melhor as necessidades de cada aluno.
Portanto, a aprendizagem torna-se mais eficiente.

Domínios da Taxonomia de Bloom

1 – Domínio cognitivo

O domínio cognitivo refere-se à capacidade do aluno de conseguir entender as informações e conhecimentos recebidos durante os momentos de aula, bem como à capacidade de aplicar os conceitos aprendidos de modo prático.
O domínio cognitivo é definido pelos seguintes objetivos de aprendizagem: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação.

2 – Domínio afetivo

Esse domínio diz respeito aos sentimentos de emoção e aos comportamentos colocados em prática a partir da aprendizagem.
O importante a ser considerado, conforme a Taxonomia de Bloom, é que não seremos mais os mesmos após aprendermos algo novo.

3 – Domínio Psicomotor

Nesse domínio estão relacionadas questões como habilidades físicas que ajudam no aprendizado de novos conhecimentos. Isso se dá através de sentidos corpóreos, manuseio de objetos e movimentos do corpo.

Como aplicar a taxonomia?

Para realizar a aplicação eficiente da Taxonomia de Bloom, os professores devem montar os planos de aula visando compreender os domínios cognitivo, afetivo e psicomotor.
Além disso, os objetivos devem estar alinhados conforme os níveis hierárquicos. Os objetivos de aprendizagem devem responder às três perguntas seguintes: “O quê?”, “Como?” e “Para quê?”.

Leia também aqui no Infopedagógica sobre  Construtivismo. Clique no link!

Se você gostou do conteúdo “Tudo sobre a Taxonomia de Bloom”, compartilhe-o com seus amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here