Golpes no Instagram: saiba como se prevenir

0
224
Logotipo do Instagram
Fonte das imagens: canva.com

O Instagram tem se tornado uma das redes sociais mais usadas do mundo e do Brasil. Assim, os golpes também têm migrado para o aplicativo e feito vítimas.

Desde a sua criação o Instagram sempre foi muito usado, mas atualmente ele tem alcançado números bastante altos de usuários. Isso acontece porque muitas pessoas começaram a usá-lo como uma forma de trabalho.

Muitos usuários trabalham por meio do aplicativo com marketing digital, e-commerce, social media, produção de conteúdo, além de manterem suas contas pessoais.

Isso, aliado ao uso constante dos smartphones, possibilitou que pessoas más intencionadas começassem a aplicar golpes usando o aplicativo. Hoje falaremos sobre os principais golpes aplicados e sobre maneiras de evitá-los.

Se você usa o Instagram, não deixe de prestar atenção nas informações a seguir.

Principais golpes

– Perfil verificado: as redes sociais possuem uma funcionalidade de conta verificada. Isso acontece através da verificação da empresa, que atesta que o perfil realmente pertence a uma figura pública ou a uma empresa.

O golpe acontece com pessoas que se intitulam consultoras de imagem pública. Elas procuram pessoas a fim de roubar dados pessoais e até bancários. Outro golpe realizado é a cobrança de valores extravagantes pelo selo de verificação.

– Perfil hackeado: o golpista replica a conta de uma pessoa, com mesmo nome, fotos e seguindo as mesmas contas de pessoas próximas. O próximo passo é se manifestar publicamente, alegando um ataque de hacker.

Depois disso, o golpista envia mensagens para amigos ou familiares da vítima pedindo uma quantidade de dinheiro.

– Vendas falsas: o golpista hackeia a conta de sua vítima e começa a postar itens para venda, se utilizando de diversos motivos (mudança de casa, algum amigo mudando de país…). 

Como evitar os golpes

– O modo mais indicado de se prevenir é realizando a autenticação de dois fatores, em que além de precisar da senha para entrar no app um código é enviado para algum outro aplicativo.

– Outra indicação é usar senhas fortes.

– A última dica é ao perceber que um perfil está se passando por você, avisar aos seus seguidores.

Leia também aqui no Infopedagógica sobre Tudo sobre a tecnologia 5G no Brasil. Clique no link!

Se você gostou deste artigo “Golpes no Instagram: saiba como se prevenir, compartilhe-o com seus amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here