Com o surgimento de novos avanços tecnológicos, os processos de vários setores foram modificados. Um exemplo de setor é o da educação, que passou a contar com a tecnologia para melhorar os processos de aprendizagem e de ensino.
A educação conta, atualmente, com diversas plataformas, sites, aplicações e demais softwares, como por exemplo o Jamboard.
O que é e como funciona o Jamboard?
O Google Jamboard é uma tela inteligente, um aplicativo que utiliza a tecnologia do Google Cloud de acesso grátis.
Trata-se de um quadro branco, em versão digital, este quadro pode ser editado e compartilhado com alunos em aulas presenciais ou à distância, que pode ser acessado em qualquer lugar que tenha internet.
Este quadro permite que o professor escreva, desenhe, abra apresentações, relatórios, notas de provas etc., podendo ser compartilhado a qualquer hora pelas pessoas que você permitir.
Jamboard permite o armazenamento em nuvem dos conteúdos abordados, sincronização com outros aplicativos, variedade de formatos na transmissão dos conteúdos.
Cada quadro é chamado de Jam. As pessoas podem iniciar uma nova tela ou entrar em uma que já esteja aberta. Em aulas online, no ensino híbrido, pelo Google Meet, recebem o acesso ao Jam do professor e visualizar ou editar o quadro na aula.
Este aplicativo funciona em computadores, tablets, smartphones ou monitores touchscreen 4k.
Onde encontrar?
Infelizmente, a plataforma física do Jamboard ainda não é comercializada no Brasil, apesar da empresa Google disponibilizar uma página em português para o dispositivo.
O dispositivo físico é vendido apenas em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Irlanda, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Holanda, Espanha e França.
Jamboard em sala de aula
O Jamboard teria uma aplicação bastante eficiente em salas de aula brasileiras, visto que permitiria uma maior interatividade entre alunos e professores.
Além disso, o dispositivo impressiona por conta da qualidade de imagem e demais tecnologias, como: conexão Wi-Fi, as saídas de áudio de alta qualidade, a câmera HD para chamadas de videoconferências e muito mais.
A expectativa é a de que a Google inicie a comercialização da plataforma física de Jamboard.
Leia também aqui no Infopedagógica sobre Criar mapas mentais com o MindMeister. Clique no link!
Se você gostou deste artigo “Jamboard e a educação”, compartilhe-o com seus amigos!