O que é BNCC? Guia explicativo

0
1592
Imagem de dois lápis com fundo amarelo
Fonte da imagem: pexels.com e Evolua Conteúdos (adaptação)

O que é BNCC? Guia explicativo sobre o assunto ajudará a entender. A BNCC é um longo documento, trata do desenvolvimento do currículo para toda a Educação Básica. Ou seja, inclui o Jardim de Infância, o Ensino Fundamental (primeiros e últimos anos) e o Ensino Médio.

Mas, educadores e outros profissionais da educação ainda têm dúvidas sobre isso.

Para ajudá-los, trataremos no guia O que é BNCC? Guia explicativo sobre o assunto os principais pontos. Boa leitura!

O que é a Base Curricular Nacional Comum?

A BNCC (Base Curricular Nacional Comum) é um documento padrão que estabelece os requisitos para a educação básica.

Ele o faz por meio de um sistema orgânico e progressivo de aprendizagem essencial.

Além disso, a BNCC visa criar um currículo universal para garantir que todos os estudantes de escolas públicas e privadas tenham o mesmo nível de conhecimento.

Embora o Currículo Nacional Comum tenha sido criado ao longo de muitos anos, muitos educadores ainda têm dúvidas a respeito do processo histórico que levou à criação da BNCC. Agora vamos mostrar a história do Currículo Nacional Comum através de uma linha do tempo detalhada.

Uma breve história sobre o que é BNCC

A BNCC é um tema que vem sendo discutido há anos. Tem visto seis a sete ministros e dois presidentes sobreviverem, mas só começou a ser implementado em 2018.

A Constituição Federal de 1988 previa a criação de uma Base Curricular Nacional Comum para o ensino primário. A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996 abriu caminho para a adoção de uma Base Curricular Nacional Comum para o ensino básico.

Em 1997, foram desenvolvidos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Eles se referem a todas as matérias do currículo escolar. O Plano Nacional de Educação (PNE), 2014, inclui a BNCC.

MEC, Consed e Undime formaram o grupo de redação e elaboram a primeira versão da BNCC que foi publicada em setembro de 2015 que foi aberta para consulta pública.

Em 2017, foi redigida a terceira versão do documento. A aprovação desta versão passa por audiências públicas no Conselho Nacional de Educação, (CNE).

Finalmente, a implementação era para ocorrer em todas as escolas entre 2018 e envolverias etapas como o desenvolvimento, revisão de materiais didáticos, treinamento de professores e revisão curricular.

É importante lembrar que a construção da BNCC foi feita de forma democrática, ou seja, isto incluiu os educadores e a sociedade membro.

Objetivos da BNCC

É importante que você compreenda as metas e objetivos da BNCC. Em geral, a Base Nacional tem o objetivo de elevar a qualidade da educação no Brasil. Ela também promove o pleno acesso à educação para os estudantes.

Ela não apenas desenvolve as habilidades cognitivas dos estudantes, mas também facilita sua integração no ambiente social, cultural e emocional.

A BNCC é um guia para o desenvolvimento e implementação de projetos curriculares em instituições brasileiras de ensino fundamental. Ele também terá impacto na formação de professores, avaliações de ensino, distribuição de livros didáticos e treinamento de professores.

As instituições educacionais públicas e privadas devem se adaptar ao padrão BNCC.

É importante lembrar que a Base Nacional não tem um formato fixo. O documento permite que 40% sejam explorados de forma diferente por cada instituição de ensino. Cada escola é capaz de adaptar o documento de acordo com seu contexto local específico.

Leia também aqui no Infopedagógica sobre Itinerário Formativo do Novo Ensino Médio. Clique no link!

Se você gostou do conteúdo “O que é BNCC? Guia explicativo sobre o assunto“, compartilhe-o com seus amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui