Os portfólios na educação são os trabalhos que os alunos realizam com ilustrações. Eles são meio de identificar os sentimentos, os pensamentos e os modos de agir dos alunos. Além de mostrar as habilidades artísticas, as competências e os modos de atuação para criar o trabalho acadêmico. É um meio que auxilia o serviço educacional e visa promover uma visão ampla do conhecimento formal do aluno e o modo de aprendizagem nas diversas áreas do currículo educacional. Ainda, torna possível a análise do desenvolvimento no campo comportamental e da amplificação na área pessoal e educacional.
Quais são os tipos de portfólios na educação
Conforme HERNÁNDEZ, Fernando (2000, p.166), os portfólios são diferentes tipos de documentos. Logo, eles podem se dar por meio de anotações pessoais, trabalhos pontuais, experiências de aulas, controles de aprendizagem, representações visuais, conexões com outras atividades e assuntos fora do ambiente escolar, entre outros.
Todos eles atuam indicando evidências do conhecimento que foram adquiridas, assim como as metodologias utilizadas para aprender e a maneira e a ação das pessoas que atuam para continuar o aprendizado.
Benefício para educação
O uso do portfólio na educação proporciona diversos benefícios, entre eles a chance dos estudantes e dos professores refletirem sobre o progresso do aprendizado ao longo do tempo, bem como a adição de mudanças no desenvolvimento do projeto.
O portfólio nas escolas também atua proporcionando a aproximação dos professores com os trabalhos dos alunos, não da maneira que ocorre com as avaliações que são pontuais, mas em todo o contexto da aprendizagem. Os portfólios também permitem que os alunos possam identificar a aprendizagem educacional como um processo com finalidade, entre muitos outros benefícios.
Como se aplica em sala de aula
O portfólio é a soma das atividades e trabalhos realizados pelo aluno durante um certo período. Desse modo, é como uma coletânea. Ele deve seguir preferencialmente uma estrutura, como a introdução, uma pequena descrição de cada trabalho realizado, as datas em que foram produzidos, e uma parte em que a criança possa revisar e descrever as suas reflexões, como uma autoavaliação. Também é interessante que o professor adicione no fim uma seção reservada para os seus comentários.
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