Conhece metodologias ativas? Aprenda tudo aqui!. A dinâmica de aprendizagem no contexto educacional mudou drasticamente, devido ao maior acesso à informação. O educador não é mais o único responsável pela disseminação de informações; ele agora evoluiu para um facilitador no processo de ensino-aprendizagem.
Este artigo focará no conceito de metodologias ativas e como esta tendência pode ser benéfica para as práticas pedagógicas. Dê uma olhada e aprenda tudo aqui!
O que é projeto de vida proposto no Novo Ensino Médio?
As aulas teóricas são baseadas em um modelo de ensino que tem sido utilizado por muitas escolas por muito tempo.
Desta forma, o professor é o único responsável pela aula, e os alunos só participam dela passivamente. O principal problema nesta situação é manter os alunos motivados, interessados e envolvidos.
Metodologias ativas implicam em alterar o paradigma de aprendizagem, assim como a relação aluno-professor.
O aluno então assume o papel de protagonista e transformador no processo de ensino, com o educador atuando como um guia, permitindo a interação e a participação do aluno na construção do conhecimento.
Como funcionam as metodologias ativas?
As metodologias ativas podem ser implementadas utilizando uma variedade de estratégias, incluindo a resolução de problemas, o desenvolvimento de projetos e até mesmo a chamada “sala de aula virada”, na qual um aluno ensina um tópico específico para o resto da classe.
Isto porque a Pirâmide de Aprendizagem, criada pelo psiquiatra americano William Glasser, é a base deste modelo de ensino e aprendizagem (1925-2013). De acordo com a teoria de Glasser, quando os alunos assumem um papel mais ativo no processo de aquisição de conhecimento, seu aprendizado melhora.
O pesquisador utilizou este conceito para criar uma pirâmide gráfica que retratava o grau de retenção do conhecimento para várias estratégias de aprendizagem.
Relação com o ensino nos dias de hoje
A construção do conhecimento no método tradicional gira em torno do professor, que o transmite em uma sala de aula aos alunos que estão ocupados com anotações ou mesmo alguma distração.
Após um certo número de aulas teóricas, uma avaliação é utilizada para determinar o que os alunos aprenderam ostensivamente.
Neste caso, a passividade do aluno é praticamente inevitável. A metodologia ativa, por outro lado, impede que isto ocorra.
Os estudantes são constantemente encorajados a conduzir pesquisas, ler e se engajar em atividades desafiadoras. Como resultado, as reuniões com o professor se tornam oportunidades para uma discussão frutífera sobre o processo de ensino-aprendizagem.
Aspectos positivos das metodologias ativas
1. Melhora capacidade de trabalhar em conjunto
Uma das principais bases da abordagem ativa é a colaboração entre todos os envolvidos no processo educacional.
Como resultado, os alunos que só tiveram atividades de escrita, avaliação e deveres de casa na escola estarão em desvantagem quando se trata de atuar em grupo.
Dessa forma, é fundamental entender como as metodologias ativas promovem o aprendizado neste sentido, pois os alunos adquirem as habilidades necessárias para ajudar uns aos outros.
2. Promove uma perspectiva mais crítica do mundo
Para as metodologias ativas, a solução de problemas é uma atividade comum. Ela incentiva os estudantes a desenvolverem uma perspectiva mais ampla e crítica do mundo em que vivem através de reflexão profunda, investigação e análise bem fundamentada.
Os estudantes desenvolverão uma excelente capacidade de leitura da realidade como resultado disso, o que os beneficiará em diversas áreas.
3. Aumenta as habilidades sociais e emocionais
O trabalho em equipe é outra estratégia comum em metodologias ativas que se concentram no estudante. Os estudantes aprendem a lidar com uma variedade de pontos de vista e sugestões nestas atividades até chegarem a uma solução ou a um ponto que beneficie a todos.
Neste sentido, é fascinante ver como as metodologias ativas promovem o aprendizado porque os estudantes podem desenvolver habilidades interpessoais como colaboração, comunicação e empatia, tudo isso será útil em suas vidas pessoais e profissionais.
Além disso, estas metodologias permitem aos estudantes desenvolver habilidades pessoais importantes como autonomia, autoconsciência, resiliência e autoestima, exigindo um esforço mais ativo.
4. Melhorar a retenção da memória
Quando as escolas implementam metodologias ativas de aprendizagem em sala de aula, os alunos começam a reter mais informações.
Isto ocorre como resultado de suas ideias serem implementadas, trabalho colaborativo e projetos serem concluídos, ou abordagens inovadoras serem usadas para ajudar a solidificar seu aprendizado sem que eles se deem conta disso.
5. Incentiva a independência dos estudantes
Um dos principais benefícios do uso desta metodologia é que ela permite que os estudantes tenham mais autonomia. Porque, em uma sala de aula tradicional, os professores são responsáveis pelo ensino das matérias, este é o caso.
No ensino híbrido, por outro lado, ocorre exatamente o oposto. Embora os professores continuem a preparar as aulas de acordo com o planejamento pedagógico, é responsabilidade dos alunos acessar este conteúdo e acompanhar o fluxo do curso, com base no tempo e esforço investidos.
6. Trabalha muito com a tecnologia
Ao contrário das salas de aula tradicionais, que podem contar apenas com a tecnologia de exibição utilizada pelo professor, a maioria dos espaços de metodologias ativos são equipados com ferramentas de colaboração que são utilizadas pelos próprios alunos.
Aliás, esta é uma excelente maneira de seus filhos se familiarizarem com uma abordagem tecnológica que serve a muitos outros propósitos além do puro entretenimento.
Aspectos negativos das metodologias ativas
1.Disciplina e organização são difíceis de manter
Aqueles que lutam com disciplina e organização podem lutar para que ela funcione, porque é preciso desenvolver determinação e foco para organizar e cumprir com seu método de estudo.
2. Não há ninguém para pressioná-lo a produzir resultados
O resultado depende exclusivamente de você, se você se sai bem ou não, e o que você faz depende exclusivamente do aluno.
Aqueles que têm problemas para fazer as coisas por conta própria e precisam ser constantemente encorajados e forçados a fazer as coisas podem ter dificuldades.
Isto pode lhe proporcionar independência, mas também pode ser um inconveniente.
Tudo isso será determinado pelo seu perfil. Como resultado, é fundamental que você tenha uma compreensão profunda de si mesmo.
3. Um desafio para aqueles que não estão familiarizados com os fundamentos da internet
O aprendizado à distância pode ser difícil para aqueles que não compreendem nem mesmo os fundamentos da Internet, porque tudo é feito virtualmente.
Portanto, é necessário conhecer ou aprender pelo menos os fundamentos, como navegar em websites, usar vídeos e comandos, e assim por diante, antes de começar.
4. A transmissão do conhecimento
É uma tarefa complicada e difícil entregar conteúdo a uma geração que nasceu conectada e rodeada de informações.
Se antes o aluno era um observador passivo na sala de aula, agora ele deseja participar ativamente do processo de ensino-aprendizagem, acreditando que é capaz de administrar seu próprio conhecimento. O papel do professor mudou como resultado da Internet e das novas tecnologias.
Hoje, o estudante está no centro do processo de ensino-aprendizagem, e é ele quem dirige o processo de construção do conhecimento. O trabalho do professor é mediar e colaborar na criação deste conhecimento.
5. A motivação dos estudantes em aprender
O dinamismo reina supremo na era digital. Em um mundo onde a informação viaja a uma velocidade vertiginosa, os dispositivos tecnológicos evoluíram para extensões de nossos corpos. Tudo é instantâneo e imediato.
Como resultado, é compreensível que a Geração Z se sinta impaciente e ansiosa quando confrontada com situações e processos mais lentos.
As metodologias tradicionais de ensino são, na verdade, desmotivantes e exaustivas para a juventude de hoje.
Além disso, o ensino unilateral não se encaixa mais em seu perfil, pois se tornaram muito mais dispersos e suscetíveis às diversas distrações do mundo de hoje, como a Internet, as mídias sociais, os smartphones e assim por diante.
6. Adaptação na sala de aula
Não há retorno: a tecnologia está enraizada na vida de crianças e adolescentes, e esta realidade afeta inevitavelmente as relações professor-aluno.
Os professores que negam este cenário estão se submetendo a metodologias de ensino ultrapassadas e antiquadas que estão completamente em desacordo com as exigências e necessidades dos alunos da Geração Z.
Quando se trata da integração de tecnologias na educação, alguns professores e instituições de ensino têm uma resistência absurda.
Existe uma concepção errônea generalizada sobre estes novos recursos, que não pretendem substituir os professores em sala de aula; pelo contrário, eles são extremamente úteis para melhorar o aprendizado.
Você pode consultar o site do MEC sobre as Metodologias Ativas no link: mec.br
Leia também aqui no Infopedagógica sobre Itinerário Formativo do Novo Ensino Médio. Clique no link!
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Excelente publicação, parabéns!!!!!
Muito bom esse texto , bom para refletir sobre as metodologia ativas.
As Metodologias Ativas servem para a Educação Especial°
Na pandemia muitos professores tiveram que aderir às metodologias ativas. Não teve jeito.