Método Montessori é bom?

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2015
Cenário colorido de sala montessoriana - Método Montessori é bom?
Fonte da imagem: pexels.com e Evolua Conteúdos (adaptação)

Método Montessori é bom? A abordagem Montessori se esforça para fomentar um senso de autossuficiência e independências nas crianças, permitindo que elas se encarreguem de sua própria educação.

Aliás, a Maria Montessori foi uma médica e educadora italiana que inventou o método montessori de ensino em 1907.

Logo abaixo, vamos explicar o que é o método Montessori é bom, quem foi a Maria Montessori, benefícios e desvantagens do método Montessori e outros assuntos relacionados. Vamos lá?

O que é o método Montessori?

Maria Montessori, uma pedagoga, médica e educadora italiana, desenvolveu a técnica Montessori como resultado de seu trabalho com crianças com necessidades especiais.

O método foi utilizado pela primeira vez nas escolas de bebês da Itália, mas agora se estendeu ao mundo inteiro.

Está em uso no Brasil desde 1910 e está ganhando cada vez mais adeptos.

Entretanto, o que é mesmo o método Montessori, afinal?

Os professores utilizam uma abordagem pedagógica para ajudar os jovens a crescerem sem interferir diretamente no seu crescimento.

Com diferentes tipos de atividades e diferentes graus de dificuldade, a criança pode ser encorajada a aprender por um pedagogo.

Existe o perigo de interferir excessivamente na educação das crianças nas salas de aula de Montessori. Além disso, cada pessoa tem uma velocidade única, que deve ser respeitada.

Quem foi Maria Montessori?

Maria Montessori nasceu na Itália, em 1870, de uma família bem educada. Apesar da educação de sua mãe, seu pai era funcionário do governo no Ministério da Fazenda italiano.

Desde cedo, Montessori demonstrou uma paixão pela ciência, particularmente pela matemática e biologia.

Quando sua família pretendia que Maria fosse professora, ela se matriculou na Faculdade de Medicina de Roma e se tornou uma das primeiras mulheres médicas do país. Maria Montessori não pôde exercer como médica por causa do machismo que prevalecia na época.

As partes do corpo masculino não podiam ser examinadas por mulheres. Embora o trabalho com crianças com variedade funcional fosse importante para moldar seu pensamento, foi este mesmo fato que a impulsionou a fazê-lo.

Para promover seu trabalho na educação das crianças de rua, mais tarde em sua vida ela estabeleceria a Casa dei Bambini (Casa das Crianças), uma instituição educacional para crianças que residem nas ruas.

Benefícios e desvantagens do método Montessori

Criança empilhando peças
Fonte da imagem: pexels.com

Benefícios

Com base no conceito de que as crianças aprendem melhor à sua maneira e no seu próprio ritmo, foi criado o sistema educacional Montessori.

As escolas Montessori permitem que as crianças explorem uma variedade de atividades educacionais e brinquedos de uma maneira não estruturada para que possam aprender desta maneira. Há três crianças em cada classe, para que os alunos mais velhos e mais novos possam se beneficiar das experiências uns dos outros.

Seus filhos podem se beneficiar de uma educação Montessori como sua educação principal. No entanto, escolher uma filosofia de educação pode ser difícil, e é importante levar em conta todas as suas opções.

Enfim, a seguir, conheça os benefícios do método Montessori:

  1. Dá aos alunos a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam

O apelo estético de uma sala de aula Montessori é bem conhecido. Há muita ênfase na luz e no espaço neste projeto de sala de aula.

Como as crianças podem controlar seu próprio aprendizado usando benefícios exatamente direcionados, tudo isso faz parte de um ambiente bonito e acolhedor para as crianças.

O uso de objetos especialmente projetados neste ambiente ajuda na compreensão da terminologia complexa e na identificação de pensamentos intelectuais nas crianças. Os alunos podem trabalhar, crescer e aprender em seu próprio ritmo sob este sistema educacional.

Para concluir, esta abordagem educacional encoraja os alunos a se envolverem em atividades, lições e outras experiências que os ajudam a construir sobre o que aprenderam até agora e a promover seu desenvolvimento como pessoas.

  1. Melhoria da interatividade social

As crianças ficam fascinadas com as realizações de seus pares.

Crianças de diferentes idades são colocadas juntas no mesmo ambiente na educação Montessori. Crianças de todas as idades são encorajadas a trabalhar juntas em grupos ponto-a-ponto nas salas de aula de Montessori.

Estudantes de diferentes idades podem se beneficiar das experiências uns dos outros a fim de desenvolver suas habilidades sociais.

  1. Ambiente de aprendizagem

Este tipo de ensino cria um ambiente de aprendizagem único para as crianças, onde elas são capazes de aprender enquanto se divertem e se interessam.

Para este sistema educacional, o ambiente de aprendizagem multigeracional é um componente crucial.

Por fim, crianças de todas as idades podem se beneficiar do trabalho com colegas mais velhos, a fim de melhorar seu desenvolvimento social e emocional. Este método é igualmente benéfico para as crianças mais velhas.

  1. Melhora as relações interpessoais.

O conceito Montessori incentiva os alunos a desenvolverem uma ampla gama de qualidades pessoais e de vida, incluindo responsabilidade, independência, justiça, adaptabilidade e perspectiva positiva.

Aliás, permitir que as crianças descrevam como passam seu tempo na sala de aula ajuda-as a se tornarem mais autossuficientes no futuro, de acordo com os educadores Montessori.

Para concluir, pesquisas mostram que os alunos Montessori têm habilidades sociais mais fortes em comparação com seus colegas da mesma idade, demonstrando melhor comportamento e uma maior disposição e capacidade de interagir e cooperar.

  1. Permite um grau maior de autonomia

O sistema educacional Montessori promove um senso de autoconfiança, um senso de liberdade e um senso de confiança em seus talentos entre os alunos.

Os alunos que receberam a educação Montessori são mais capazes de administrar seu tempo e pensar com criatividade.

Desvantagens

No entanto, isto não significa que todas as experiências de educação montessoriana sejam benéficas. Para começar, seus professores, alunos e administração podem ter um impacto positivo ou negativo em sua experiência educacional.

Além disso, há outros aspectos dos princípios Montessori que podem causar alguma ansiedade.

A educação Montessori tem vários inconvenientes, tais como os seguintes:

  1. É custoso

É bastante desafiador para as escolas Montessori manter suas taxas baixas.

Os recursos de aprendizagem que são duradouros e de alta qualidade para crianças pequenas, assim como o treinamento extensivo em como utilizá-los, é um esforço caro. É por causa disso que a educação Montessori é tão cara.

  1. A Independência nem sempre vantajosa

Desenvolver um senso de independência e autodireção é uma marca registrada da educação Montessori.

No entanto, as coisas nem sempre são tão simples. Embora possa ser benéfico em alguns aspectos, também pode dificultar o trabalho em grupo e seguir regras rígidas.

  1. Não há chances suficientes

As salas de aula Montessori, naturalmente, diferem das aulas típicas em termos de interação. Há muitas vantagens neste método de comunicação, porém.

As crianças são capazes de interagir mais livremente na sala de aula devido à utilização de um ambiente de aprendizagem mais aberto. Como resultado disso, a interação é consideravelmente mais não planejada.

  1. O corpo estudantil é pequeno

É uma comunidade pequena e unida na sala de aula de Montessori, onde os alunos passam muito tempo juntos.

Dependendo das circunstâncias, isto pode levar os jovens a fazer amigos para toda a vida ou impedi-los de aprender habilidades sociais.

Os alunos das escolas de Montessori têm acesso limitado às atividades sociais.

Ao invés de uma técnica de instrução, Montessori é uma filosofia e um modo de vida.

Para garantir seu sucesso na Montessori, certifique-se de estar pronto para aceitar o estilo de vida e fazer mudanças significativas em sua própria vida.

Quando o método Montessori chegou aqui no Brasil?

Quando Joana Falce Scalco chegou ao Paraná vinda da Europa em 1910, ela começou a usar o Método Montessori na escola “Emilia Erichsen”, que se tornou um ponto focal para as escolas da região.

Algumas escolas no Brasil que aplicam o método Montessori

Criança em sala de aula
Fonte da imagem: pexels.com

Escola Da Criança Ativa (Jequié, Bahia)

Nélia Maria Veiga de Bulhões, professora da Escola da Criança Ativa e do Colégio Matisse, criou as duas escolas em fevereiro de 1999.

E, o Colégio Matisse e a Escola da Criança Ativa oferecem uma abordagem educacional distinta, baseada na filosofia Montessori, que vê a educação como um processo holístico que molda o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de uma pessoa.

Além disso, a Escola da Criança Ativa é consciente dos problemas do novo milênio e proporciona aos alunos as habilidades e conhecimentos de que necessitam para atuar de forma competente na sociedade atual.

Usando uma pedagogia ativa, a Escola da Criança Ativa faz com que os alunos participem ativamente do processo de aprendizagem, permitindo-lhes atingir seu objetivo de aprender a aprender.

Aliás, o currículo da Escola da Criança Ativa baseia nos princípios pedagógicos de transposição didática, interdisciplinaridade e contextualização, permitindo que os alunos percorram os caminhos da reflexão e da ética enquanto aprendem.

Escola Happy House (São Bernardo Do Campo, São Paulo)

A Escola Happy House é uma escola que se dedica a proporcionar uma educação de alta qualidade a seus filhos, a fim de ajudá-los a desenvolver cidadãos moral e socialmente responsáveis.

Por fim, o desenvolvimento cognitivo e intelectual dos alunos é assegurado pelos esforços de professores experientes que estão constantemente atualizados em seu campo de especialização.

Leia aqui no Infopedagógica sobre o Construtivismo (clique no link)

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