Nomes da educação: Darcy Ribeiro

0
128
Grupo de jovens
Fonte da imagem: canva.com e Evolua Conteúdos (adaptação)

Foi um antropólogo, historiador, sociólogo, escritor e político brasileiro. Era filiado do Partido Democrático Trabalhista, ficou conhecido por sua defesa aos indígenas.

Vamos conhecer mais um grande Nomes da educação: Darcy Ribeiro. Nasceu em Montes Claros (MG), no dia 26 de outubro de 1922, faleceu em Brasília, no dia 17 de fevereiro de 1997.

Formado em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1946 e especializou-se em Antropologia.

Como Etnólogo do Serviço de Proteção aos Índios dedicou-se ao estudo das diversas tribos existentes no Brasil. Fundou o Museu do Parque Indígena do Xingu, fundou a Universidade de Brasília (UNB), criou a escola de tempo integral no Rio de Janeiro (os Cieps), no governo de Leonel Brizola e participou da criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira- LDB {2} (Lei 9394/96).

Como secretário da cultura do Rio de Janeiro, Darcy Ribeiro criou o Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

Em 1995, Darcy Ribeiro publicou “O Povo Brasileiro”, seu último livro, uma vasta e completa obra que trata da formação antropológica do Brasil, preocupado em identificar uma cultura nacional sem anular a diversidade de culturas existentes em nosso país.

Segundo ele, nossa formação cultural é proveniente de três povos:  descendentes de indígenas nativos, colonizadores europeus e africanos escravizados.

Nossa cultura se baseia na diversidade, na mistura de povos que vieram de toda parte do mundo para morar aqui, colaborando para que tenhamos diferentes manifestações culturais, seja na culinária, na música, na literatura, na religião, na maneira de se vestir, nos sotaques, tudo isso nos torna únicos, nos diferencia dos demais países.

É tanto a junção da cultura do nordeste, do norte, do sul e do centro-oeste, como elas em separado. Sem que uma cultura anule a outra, individualmente formam a cultura nacional e todas elas juntas também.

Esta cultura é resultado da miscigenação ocorrida no decorrer do tempo e do progresso da civilização, desde os primórdios até a atualidade.

Segundo Ribeiro, o povo brasileiro é um povo “novo porque surge como uma etnia nacional, diferenciada culturalmente de suas matrizes formadoras, fortemente mestiçada, dinamizada por uma cultura sincrética e singularizada pela redefinição de traços culturais delas oriundos…”

Leia também aqui no Infopedagógica sobre Método Freinet é bom? Clique no link!

Se você gostou deste artigo “Nomes da Educação: Darcy Ribeiro, compartilhe-o com seus amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here