Nomes da educação: Jean Piaget

0
72
Mãe e filha sentadas
Fonte da imagem: canva.com e Evolua Conteúdos (adaptação)

Quem foi Piaget: Nascido em 9 de agosto de 1896, em Neuchâtel  (Suíça), Jean William Fritz Piaget estudou biologia, na Universidade de Neuchâtel, recebendo o título de doutor em ciências, em 1918.

Depois dedicou-se à psicologia, epistemologia e educação, ficou conhecido mundialmente pela sua revolução epistemológica. Como psicólogo, foi um importante estudioso da psicologia evolutiva.

Trabalhou num laboratório de psicologia e assistiu às aulas do psicólogo Carl Jung, discípulo de Freud.

Em 1919, estudou na Sorbonne, em Paris, no curso de psicopatologia com George Dumas e psicologia com Henri Piéron e Henri Delacroix. Enquanto estudava, também fazia estágio no Hospital psiquiátrico SaintAnne e Hospital Salpetrière.

Em Paris, Piaget foi convidado por Théodore Simon para padronizar um dos testes de inteligência de Cyril Burt, onde pôde delimitar um campo de estudos empíricos: o pensamento infantil e o raciocínio lógico.

Desde então, passou a criar e aplicar testes de leitura em crianças e através dos erros cometidos por elas, Piaget interessou-se pelo processo cognitivo infantil.

Piaget, criou a teoria chamada de” epistemologia genética”, em que se aprende por assimilação e acomodação: o conhecimento não existe, o que existe são as capacidades intelectuais adquiridas, em que o indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. Se não conseguir assimilar algum evento ou a mente desiste ou se modifica.

Segundo esta teoria os indivíduos passam por fases de desenvolvimento cognitivo, tem quatro fases de desenvolvimento:

  1. SENSÓRIO-MOTOR (até os 2 anos)
  2. PRÉ-OPERACIONAL (dos 3 aos 7 anos)
  3. OPERATÓRIO CONCRETO (dos 8 aos 11 anos)
  4. OPERATÓRIO FORMAL (a partir dos 12 anos)

Para Piaget, a educação tem que proporcionar para a criança a oportunidade de descobrir e construir o conhecimento através de atividades desafiadoras, provocando desequilíbrios e reequilíbrios, respeitando sua maturação.

Piaget contribuiu com o estudo do raciocínio lógico-matemático que é essencial, mas depende do conhecimento da criança, da sua reinvenção, de permitir que ela descubra por si mesma.

Sendo assim, vários fatores influenciam no processo de desenvolvimento da criança: maturação, exercitação, aprendizagem social, equilíbrio.

Piaget ajudou a compreender como a criança constrói o conhecimento.

Leia também aqui no Infopedagógica sobre O que é construtivismo? Clique no link!

Se você gostou deste artigo Nomes da educação: Jean Piaget, compartilhe-o com seus amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here