O que é a sala de aula invertida

0
1298
sala de aula invertida
sala de aula invertida

O termo sala de aula invertida traz em sua ideia uma pegadinha, como se fosse um conceito educacional em que o quadro negro e a carteira do professor ficam no fundo da sala e as carteiras viradas ao contrário. Porém, não é isso que ocorre, ou melhor, não é apenas isso.

O conceito sala de aula invertida é uma técnica de ensino que tende a inverter como usamos a sala de aula e passarmos a fazer isso de maneira não convencional. Ademais, é comum que os estudantes vão à escola, assistam às aulas, façam atividades em casa sozinhos e trabalhos em grupo.

No método os alunos estudam em casa de maneira prévia o assunto que será dado em aula. Desse modo, chegam à escola com parte do conhecimento sobre o tema que será abordado. Logo, o tempo em sala de aula que seria para explicar o assunto, pode ser usado para realizar uma interação entre os alunos e o professor, tirar dúvidas, discutir o que cada um entendeu, entre outros.

Quais os objetivos da sala de aula invertida

O método de sala de aula invertida visa proporcionar aos alunos o desenvolvimento de autonomia e de regular a si mesmo no processo de aprendizagem. Além disso, é um modo de tornar as aulas mais interessantes e menos monótonas e expositivas. Ainda, garantir a participação dos alunos para que a comunicação também se desenvolva. Ademais, também é uma maneira de otimizar o tempo de aula na escola. Os estudantes chegarão na escola com parte do conhecimento que será abordado em mente. A pesquisa dos temas por parte dos alunos podem ser feitas por materiais disponibilizados pelo próprio professor, ou até mesmo pelo estudante.

Como a sala de aula invertida está no Brasil

A sala de aula invertida nas escolas do Brasil não é uma novidade. Visando repensar o modelo de educação, diversos teóricos propuseram ações semelhantes.

Escolas que adotam

Todas as escolas no país que desejarem podem adotar esse método em suas salas de aula. Basta o professor propor a técnica aos alunos.

Leia mais: As 10 competências da BNCC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui