Você já ouviu falar em Metaverso? O metaverso é um novo espaço que integra aspectos do mundo real e do mundo virtual, sendo um ambiente imersivo que permite interações entre as pessoas
Esse assunto começou a ser um dos mais procurados quando a empresa Facebook anunciou que faria parte do metaverso em um prazo de até 5 anos.
No entanto, apesar de ser algo que está próximo do cotidiano e da vida das pessoas, muitas ainda não sabem do que se trata.
Metaverso: o que é?
Embora seja um assunto que tenha ganhado mais notoriedade neste último ano, o termo teria surgido em meados do ano 1980.
O conceito está atrelado a possibilidade de entrar em contato com um tipo de realidade paralela. Nessa realidade as pessoas lidariam com coisas não reais, porém em uma experiência imersiva que imitaria aspectos do mundo real.
De modo geral, isso aconteceria a partir de videogames, com jogos que possibilitaram a entrada e a imersão das pessoas em diferentes universos paralelos.
Isso aconteceu por meio de novas invenções tecnológicas que proporcionaram uma melhoria da qualidade de gráficos e uma melhor experiência de realidade virtual.
Quais empresas apostam nessa tendência?
Além do antigo Facebook, há mais empresas que decidiram embarcar nessa nova onda tecnológica de realidade virtual.
A Nvidia, fabricante de tecnologias de computação visual, anunciou a chamada NVIDIA Omniverse. Em resumo, trata-se de uma plataforma onde profissionais como artistas e designers têm a possibilidade de trabalhar na criação de metaversos.
Outra empresa envolvida é a Microsoft que lançou o Mesh – um site que possibilita a realização de reuniões através de hologramas.
E, se você acha que essa tendência não atingiu empresas brasileiras, o Banco do Brasil criou uma experiência de realidade virtual dentro do jogo GTA, onde é possível até abrir uma conta para o seu personagem.
Tecnologias envolvidas
O metaverso utiliza a realidade virtual, ambiente 3D, criado por meio de softwares.
A realidade aumentada, que é um meio de inserir o mundo virtual no mundo real – muito usada em jogos (Pokémon Go).
Por fim, tem-se as criptomoedas e a blockchain – movimentando valores de coisas digitais.
Se você gostou do conteúdo, comente suas sugestões aqui nos comentários. Não esqueça de compartilhar com seus amigos essas informações.
Leia também aqui no Infopedagógica Tudo sobre a tecnologia 5G no Brasil. Clique no link!
Se você gostou do conteúdo “Você já ouviu falar em Metaverso?”, compartilhe-o com seus amigos!
O site precisa abordar sobre metaverso na educação. Obrigada